sicnot

Perfil

Desporto

Russa Abakumova perde prata do dardo de Pequim 2008 por doping

© Dominic Ebenbichler / Reuters

A russa Maria Abakumova vai ter de devolver a medalha de prata do dardo dos Jogos Olímpicos de 2008, disputados em Pequim, após a reanálise das colheitas de sangue então feitas, anunciou esta terça-feira o COI.

Em comunicado, o Comité Olímpico Internacional explica que a atleta deu positivo por turibanol, um esteroide anabolisante.

Na prova de Pequim, ganha pela checa Barbara Spotaková, a alemã Christina Obergföll passa a prata e a britânica Goldie Sayers chega ao pódio, com o bronze.

Abakumova viria depois a ser campeã do mundo em 2011 e nos Jogos de Londres, no ano seguinte, ficou pelo décimo lugar, antes de revalidar o título mundial em 2013, em Moscovo.

Outros casos agora conhecidos, mas sem implicação a nível de pódios, são os de Inga Abitova, sexta nos 10.000 metros, e Denis Alexeev, 23.ª dos 400 metros. No ciclismo, é Ekaterina Gnidenko, oitava no keirin de Londres2012, que acaba de ser desclassificada - a exemplo de Abakumova, as três situações por turinabol.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..