sicnot

Perfil

Desporto

Governo russo nega qualquer envolvimento na pirataria à AMA

O ministro dos Desportos da Rússia, Vitaly Mutko, negou esta quarta-feira que tenha havido qualquer envolvimento do seu governo na alegada pirataria ao sistema informático da Agência Mundial Anti-Doping (AMA).

Vitaly Mutko, que falava à margem do Congresso Extraordinário da UEFA, que elegeu o esloveno Aleksander Ceferin como novo presidente, refutou as insinuações de ligações do governo russo ao grupo de hackers que, depois de aceder ao banco de dados da AMA, divulgou dados da ginasta Simone Biles e das tenistas Venus e Serena Williams (todas dos Estados Unidos da América).

Em comunicado, a AMA anunciou que um grupo russo de ciber-espionagem, denominado por Tsar Team (APT28), também conhecido por ursos extravagantes, tinha quebrado a segurança e entrado no sistema informático do organismo.

"Como é que podem provar que a pirataria informática aos computadores da AMA foi feita a partir da Rússia. Culpam a Rússia por tudo", disse ainda Vitaly Mutko.

O ministro russo dos Desportos acrescentou que não sabia nada do caso e manifestou ainda preocupação face à possibilidade de também os atletas russos poderem ser vítimas da pirataria.

Lusa

  • Bombeiros ficaram de prevenção após intoxicação em Corroios
    1:16

    País

    17 alunos da escola EB 2+3 em Corroios, no Seixal, foram hospitalizados esta segunda-feira com sintomas de intoxicação alimentar. Os alunos, entre os 7 e os 14 anos, foram transportados 12 para o hospital Garcia de Orta, em Almada e cinco para o hospital do Barreiro. O transporte foi feito pelos bombeiros voluntários da Amora e do Seixal mantiveram uma equipa de socorro no local apenas por prevenção.

  • "Nada mais há a dizer" sobre a Caixa
    0:13

    Caso CGD

    O primeiro-ministro voltou esta segunda-feira a dizer que já não há nada para discutir, na polémica sobre a entrega de declarações de património dos gestores da CGD. Foram as declarações de António Costa, na Cidade da Praia, à margem da quarta cimeira bilateral entre Portugal e Cabo Verde.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46