sicnot

Perfil

Desporto

Governo russo nega qualquer envolvimento na pirataria à AMA

O ministro dos Desportos da Rússia, Vitaly Mutko, negou esta quarta-feira que tenha havido qualquer envolvimento do seu governo na alegada pirataria ao sistema informático da Agência Mundial Anti-Doping (AMA).

Vitaly Mutko, que falava à margem do Congresso Extraordinário da UEFA, que elegeu o esloveno Aleksander Ceferin como novo presidente, refutou as insinuações de ligações do governo russo ao grupo de hackers que, depois de aceder ao banco de dados da AMA, divulgou dados da ginasta Simone Biles e das tenistas Venus e Serena Williams (todas dos Estados Unidos da América).

Em comunicado, a AMA anunciou que um grupo russo de ciber-espionagem, denominado por Tsar Team (APT28), também conhecido por ursos extravagantes, tinha quebrado a segurança e entrado no sistema informático do organismo.

"Como é que podem provar que a pirataria informática aos computadores da AMA foi feita a partir da Rússia. Culpam a Rússia por tudo", disse ainda Vitaly Mutko.

O ministro russo dos Desportos acrescentou que não sabia nada do caso e manifestou ainda preocupação face à possibilidade de também os atletas russos poderem ser vítimas da pirataria.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC