sicnot

Perfil

Desporto

Piratas informáticos russos divulgam mais dados confidenciais de atletas

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) informou na quarta-feira que um grupo de piratas informáticos russos, conhecido como "Fancy Bear" ou "Tsar Team", tornou público mais um lote de informações confidenciais de atletas.

À semelhança da divulgação de dados confidenciais ocorrida na terça-feira, que envolvia quatro atletas que competiram nos Jogos do Rio 2016, segundo a AMA, o grupo de 'hackers' deu agora a conhecer informações de 25 atletas oriundos de oito países.

Os dados incluem dez atletas dos Estados Unidos, cinco da Alemanha, cinco da Grã-Bretanha, um da República Checa, um da Dinamarca, um da Polónia, um da Roménia e um da Rússia, de acordo com a AMA.

"A AMA está muito consciente de que este ataque criminoso, que até à data expôs os dados pessoais de 29 atletas, será muito doloroso [para eles] e causa receios em todos os outros que participaram nos Jogos Olímpicos Rio 2016", disse o diretor geral da AMA, Olivier Niggli, citado em comunicado.

Após compilar dados, a AMA não tem dúvidas de que esses ataques em curso constituem uma forma de retaliação contra a agência e o sistema antidopagem mundial devido ao relatório McLaren, divulgado a 18 de julho, que revelou a existência de um esquema de 'doping' patrocinado por Moscovo, sublinhou Olivier Niggli.

O dirigente da AMA indicou ainda que pediram ao Governo russo que faça todos os possíveis para travar esses ataques informáticos procedentes da Rússia.

"Contínuos ataques informáticos procedentes da Rússia prejudicam gravemente o trabalho que está a ser levado a cabo para reconstruir um programa antidopagem compatível na Rússia", advertiu o mesmo responsável.

Na terça-feira, a AMA informou que o grupo de 'hackers' russo acedeu ilegalmente à base de dados do sistema de administração e gestão antidopagem (ADAMS) da agência, criado para seguir os controlos feitos aos atletas, através de uma conta do Comité Olímpico Internacional (COI), criado a propósito dos Jogos do Rio 2016.

O grupo de piratas informáticos "Fancy Bear" acedeu a informação de desportistas, incluindo a dados médicos confidenciais, tais como isenções por uso terapêutico de medicamentos nos Jogos do Rio 2016 autorizadas por federações internacionais e organizações nacionais antidopagem, de acordo com a AMA.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.