sicnot

Perfil

Desporto

Portugal desce para sétimo lugar no ranking da FIFA

© Reuters

A seleção portuguesa de futebol, campeã europeia, desceu esta quinta-feira um lugar no ranking da FIFA. passando a ocupar a sétima posição, numa classificação que continua a ser liderada pela Argentina.

A equipa orientada pelo selecionador Fernando Santos, que se estreou na fase de qualificação para o Mundial 2018 com uma derrota na Suíça, por 2-0, foi uma das seleções ultrapassadas pelo Brasil, protagonista do maior salto entre os 10 primeiros colocados, ao subir do nono para o quarto posto.

A Argentina, vice-campeã mundial, continua no topo da lista, imediatamente à frente da Bélgica e da Alemanha, atual campeã do mundo, que ultrapassou na terceira posição a Colômbia, relegando a seleção sul-americana para o quarto lugar.

Tal como Portugal, também o Chile (sexto) e a França (oitava) foram superados pelo Brasil, enquanto o Uruguai e o País de Gales, nono e 10.º posicionados, respetivamente, entraram no top dez, por troca com a Espanha e a Itália.

Ranking da FIFA (15 setembro 2016)

1. (1) Argentina

2. (2) Bélgica

3. (4) Alemanha

4. (3) Colômbia

4. (9) Brasil

6. (5) Chile

7. (6) Portugal

8. (7) França

9. (12) Uruguai

10. (11) País de Gales

A Suíça é o mais bem classificado dos cinco adversários de Portugal no Grupo B da qualificação europeia para o Mundial 2018, tendo subido de 18.º para 16.º, à frente da Hungria (de 19.ª para 20.ª), Letónia (subiu 15 posições, para 95.ª), Ilhas Faroé (subiu de 135.º para 111.º) e Andorra (203.ª).

Entre os países lusófonos, Cabo Verde protagonizou uma queda acentuada, de 58.º para 72.º, imediatamente à frente da Guiné-Bissau (72.ª), ao contrário de Moçambique, que subiu de 98.º para 89.º, tendo Angola descido dois lugares, para 134.º, e São Tomé e Príncipe subido outros tantos, para 151.º.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51