sicnot

Perfil

Desporto

Portugal desce para sétimo lugar no ranking da FIFA

© Reuters

A seleção portuguesa de futebol, campeã europeia, desceu esta quinta-feira um lugar no ranking da FIFA. passando a ocupar a sétima posição, numa classificação que continua a ser liderada pela Argentina.

A equipa orientada pelo selecionador Fernando Santos, que se estreou na fase de qualificação para o Mundial 2018 com uma derrota na Suíça, por 2-0, foi uma das seleções ultrapassadas pelo Brasil, protagonista do maior salto entre os 10 primeiros colocados, ao subir do nono para o quarto posto.

A Argentina, vice-campeã mundial, continua no topo da lista, imediatamente à frente da Bélgica e da Alemanha, atual campeã do mundo, que ultrapassou na terceira posição a Colômbia, relegando a seleção sul-americana para o quarto lugar.

Tal como Portugal, também o Chile (sexto) e a França (oitava) foram superados pelo Brasil, enquanto o Uruguai e o País de Gales, nono e 10.º posicionados, respetivamente, entraram no top dez, por troca com a Espanha e a Itália.

Ranking da FIFA (15 setembro 2016)

1. (1) Argentina

2. (2) Bélgica

3. (4) Alemanha

4. (3) Colômbia

4. (9) Brasil

6. (5) Chile

7. (6) Portugal

8. (7) França

9. (12) Uruguai

10. (11) País de Gales

A Suíça é o mais bem classificado dos cinco adversários de Portugal no Grupo B da qualificação europeia para o Mundial 2018, tendo subido de 18.º para 16.º, à frente da Hungria (de 19.ª para 20.ª), Letónia (subiu 15 posições, para 95.ª), Ilhas Faroé (subiu de 135.º para 111.º) e Andorra (203.ª).

Entre os países lusófonos, Cabo Verde protagonizou uma queda acentuada, de 58.º para 72.º, imediatamente à frente da Guiné-Bissau (72.ª), ao contrário de Moçambique, que subiu de 98.º para 89.º, tendo Angola descido dois lugares, para 134.º, e São Tomé e Príncipe subido outros tantos, para 151.º.

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.