sicnot

Perfil

Desporto

Portugal desce para sétimo lugar no ranking da FIFA

© Reuters

A seleção portuguesa de futebol, campeã europeia, desceu esta quinta-feira um lugar no ranking da FIFA. passando a ocupar a sétima posição, numa classificação que continua a ser liderada pela Argentina.

A equipa orientada pelo selecionador Fernando Santos, que se estreou na fase de qualificação para o Mundial 2018 com uma derrota na Suíça, por 2-0, foi uma das seleções ultrapassadas pelo Brasil, protagonista do maior salto entre os 10 primeiros colocados, ao subir do nono para o quarto posto.

A Argentina, vice-campeã mundial, continua no topo da lista, imediatamente à frente da Bélgica e da Alemanha, atual campeã do mundo, que ultrapassou na terceira posição a Colômbia, relegando a seleção sul-americana para o quarto lugar.

Tal como Portugal, também o Chile (sexto) e a França (oitava) foram superados pelo Brasil, enquanto o Uruguai e o País de Gales, nono e 10.º posicionados, respetivamente, entraram no top dez, por troca com a Espanha e a Itália.

Ranking da FIFA (15 setembro 2016)

1. (1) Argentina

2. (2) Bélgica

3. (4) Alemanha

4. (3) Colômbia

4. (9) Brasil

6. (5) Chile

7. (6) Portugal

8. (7) França

9. (12) Uruguai

10. (11) País de Gales

A Suíça é o mais bem classificado dos cinco adversários de Portugal no Grupo B da qualificação europeia para o Mundial 2018, tendo subido de 18.º para 16.º, à frente da Hungria (de 19.ª para 20.ª), Letónia (subiu 15 posições, para 95.ª), Ilhas Faroé (subiu de 135.º para 111.º) e Andorra (203.ª).

Entre os países lusófonos, Cabo Verde protagonizou uma queda acentuada, de 58.º para 72.º, imediatamente à frente da Guiné-Bissau (72.ª), ao contrário de Moçambique, que subiu de 98.º para 89.º, tendo Angola descido dois lugares, para 134.º, e São Tomé e Príncipe subido outros tantos, para 151.º.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46