sicnot

Perfil

Desporto

Rui Patrício vai ter estátua de bronze em Leiria

Michael Dalder

O guarda-redes da seleção portuguesa de futebol Rui Patrício vai ter uma estátua de bronze em Leiria, sua terra Natal, anunciou esta terça-feira o presidente da Câmara, Raul Castro.

Segundo o autarca, o município já atribuiu a medalha de ouro da cidade a Rui Patrício e foi contactado pelo empresário e emigrante em Paris Carlos Matos com a proposta para a oferta de uma estátua em bronze a Rui Patrício, que ficará pronta em março de 2017 e que será colocada à entrada da zona desportiva.

Carlos Matos explicou que o também guarda-redes do Sporting Rui Patrício contribuiu para que Portugal fosse campeão europeu, o que permitiu que os emigrantes passassem a ser olhados em França como "portugueses de primeira e não de segunda".

Desde que Portugal venceu o Europeu, o empresário revela que os portugueses deixaram de ser olhados "como se só existissem mulheres de limpeza, pedreiros e porteiros".

"Estou em França desde 1969 e nunca senti a igualdade como agora. Sempre tive um sentimento de uma certa distância da parte do Estado português e um certo desdém por parte dos franceses. O sentimento logo a seguir ao apito final foi de igualdade", reforçou Carlos Matos.

O empresário acrescentou que a vitória da seleção nacional foi dupla: "Uma como português, outra como emigrante".

"Talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu aos emigrantes, pois os portugueses debatem-se com dificuldades de interação com as comunidades onde estão inseridos e, muitas vezes, com a arrogância do outro lado. O facto de termos sido campeões europeus acabou por nos dar um estatuto de igualdade, que muitos não gostariam que tivesse acontecido".

Carlos Matos revelou ainda que a estátua é também o resultado de uma aposta que fez no dia da final com o seu irmão, Vítor Matos, ex-presidente da Junta de Regueira de Pontes, em Leiria, e "amigo dos pais de Rui Patrício".

"Quando estava a ver o jogo prometi que se Portugal fosse campeão europeu eu fazia uma estátua ao rapaz, mas nunca pensei que Portugal ganhasse, pois a equipa nunca tinha feito um bom jogo. Perdi a aposta".

Raul Castro adiantou que o empresário quis "marcar a diferença" das homenagens de outros municípios aos jogadores e pretendeu "evidenciar que houve um leiriense que contribuiu de uma forma muito decisiva para que o título ficasse na seleção portuguesa", pelo que "propôs oferecer à comunidade uma estátua do Rui Patrício", considerado o melhor guarda-redes do Euro 2016.

A estátua terá cerca de quatro metros de altura, a que acrescem cerca de dois metros de base. A imagem que será esculpida por Celestino Alves, de Cantanhede, é a defesa que Rui Patrício fez em resposta ao cabeceamento de Antoine Griezmann, no jogo da final, curiosamente um jogador com ascendência portuguesa.

"Terá sido esta a defesa que ajudou Portugal a garantir o título", sublinhou Carlos Matos, assumindo-se pouco amante de futebol.

Segundo Raul Castro, quando contactou Rui Patrício para lhe dar conta desta homenagem, o jogador "ficou 30 segundos calado" e depois "mostrou estar extremamente sensibilizado".

O presidente da Câmara de Leiria entende ainda que este é um "motivo de orgulho para os leirienses, já que um concidadão contribuiu decisivamente para que Portugal fosse, pela primeira vez, campeão europeu de futebol".

A seleção portuguesa de futebol conquistou o título de campeã da Europa após bater por 1-0 a anfitriã França, na final, com um golo de Éder, já no prolongamento.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC