sicnot

Perfil

Desporto

Barcelona desaproveita deslize do Real e também empata na liga espanhola

O FC Barcelona desperdiçou esta quarta-feira uma ocasião para se aproximar do Real Madrid no topo da liga espanhola de futebol, ao empatar em casa com o Atlético da capital (1-1), num jogo em que Messi saiu lesionado.

O encontro, da quinta jornada do campeonato, deixa o FC Barcelona em terceiro da tabela, com 10 pontos, a três do Real Madrid - que mais cedo empatou com o Villarreal - e a dois do Sevilha.

O 'Barça' parecia encaminhado para a vitória, quando marcou aos 41 minutos - uma entrada de Iniesta pela esquerda e centro para a área, onde o croata Rakitic apareceu para atirar fora do alcance de Oblak.

Claramente dominadores na primeira parte, os catalães sofreram um duro golpe com a saída de Lionel Messi, aos 59 minutos. O argentino já estava há algum tempo a queixar-se dos adutores e Diego Simeone não teve opção senão tirar de campo o 'mago' da sua equipa.

Quase de seguida as coisas pioraram para o campeão espanhol, com o golo do empate. Estavam decorridos 61 minutos quando Correa se isolou na área, depois de Piqué e Mascherano serem infelizes a defender, não conseguindo afastar o perigo. Com um remate muito colocado, o argentino relançou o jogo.

Os últimos 30 minutos - já com o português André Gomes em campo (entrou aos 51 para o lugar de Busquets) foram de intenso domínio territorial por parte do 'Barça', faltando no entanto a 'gazua' para superar uma das defesas mais eficientes da liga espanhola.

Grande beneficiário da 'escorregadela' do rival, o Real Madrid concedera antes os primeiros pontos da época, ao empatar em casa com o Villarreal (1-1), um resultado que, no entanto, lhe permite continuar a liderar isolado.

Sérgio Ramos foi o destaque na partida, para o bem e para o mal, já que fez a falta da grande penalidade com que o Villarreal chegou à vantagem, redimindo-se depois com um belo golo de cabeça.

O Real, que vinha de 16 jogos sempre a ganhar - em todas as competições -, viu-se em desvantagem aos 45+1 minutos, quando Bruno Soriano converteu o castigo máximo com um remate 'à Panenka', enganando por completo Casilla.

Na baliza oposta, Asenjo brilhou e ajudou a que o empate, conseguido por Sérgio Ramos, de cabeça, aos 48, perdurasse até ao fim, mau grado o maior pendor ofensivo do campeão europeu.

Cristiano Ronaldo foi o único português em campo e viu o amarelo aos 69 minutos, depois de uma entrada dura sobre Bruno Soriano. Quanto a Pepe e Fábio Coentrão, continuam lesionados e não podem ser opção para Zinedine Zidane.

O Las Palmas, que à quarta jornada estava igualado com o FC Barcelona, no segundo lugar, perdeu por 4-1 no País Basco, com a Real Sociedad.

Dia muito positivo para as equipas bascas, já que o Athletic de Bilbau foi ganhar por 2-1 em Granada.

O Celta recebeu e venceu o Gijón por 2-1 e, com este resultado, a formação de Vigo saiu da zona de despromoção.

Lusa

  • Mãe que ficou sem os sete filhos em 2012 recuperou as crianças

    País

    O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português pela decisão aplicada a Liliana Melo em 2012. A mulher ficou sem os sete filhos por ordem do Tribunal de Sintra. As crianças voltam agora para a mãe, depois de terem estado em diferentes instituições.

  • Vizinhos viram pessoas a dormir na varanda da casa onde estavam sete escravizados

    País

    A Polícia Judiciária e a GNR libertaram sete búlgaros que estavam a ser escravizados em explorações agrícolas do distrito de Bragança. O suspeito dos crimes de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão também é búlgaro. O homem foi detido na Bulgária, mas está em prisão preventiva em Portugal. Testemunhas dizem que chegaram a ver várias pessoas a dormir na varanda.

  • Portugal desce oito lugares na competitividade

    Economia

    Portugal desceu este ano oito lugares, de 38º para 46º, no ranking mundial da competitividade do World Economic Forum, relativamente a 2015. De acordo com dados do Relatório Global de Competitividade (2016-2017) do World Economic Forum, que será divulgado na quarta-feira, Portugal passou para o 46.º lugar do ranking da competitividade, num universo de 138 países.

  • Receita fiscal estagnada nos primeiros oito meses de 2016

    Economia

    Nos primeiros oito meses do ano, a receita fiscal estagnou face ao mesmo período de 2015. O Governo prevê chegar ao final do ano com um crescimento acima de 5%. As Finanças lembram as devoluções de IRS, IRC e IVA e esperam compensar com cobranças por fazer.

  • Ranking dos Treinadores

    Tempo Extra

    A criação deste ranking tem o objectivo de estimular e promover o futebol positivo. Quantas vezes nos queixamos de ver equipas a não arriscar quando jogam na condição de visitantes? Quantas vezes ouvimos os treinadores acusar os seus próprios colegas de profissão de falta de ambição, de jogar para o pontinho sem sairem da sua defesa?

    Infografia

    Rui Santos, José da Silva e Ricardo Rosa

  • Bruno de Carvalho critica a contabilidade do Benfica

    Desporto

    Bruno de Carvalho criticou a contabilidade do Benfica num artigo de opinião que escreveu no Diário de Notícias. Sem nunca se referir ao clube rival, o presidente do Sporting falou do caso Jiménez e das dívidas do clube da Luz.

  • Lago na China torna-se vermelho

    Mundo

    Um lago separado por uma estrada em Yuncheng na China ficou com duas cores diferentes. De um lado da estrada o lago apresenta a sua cor normal, mas do outro vê-se o vermelho. Segundo especialistas, o fenómeno foi causado por algas que afetaram a cor da água, tornando-a vermelha.

  • Nasceu um bebé com três pais

    Mundo

    É um rapaz o primeiro bebé que nasceu com recurso a uma nova técnica que junta genes de três pessoas. Tem o ADN normal do pai e da mãe, juntamente com uma parte do código genético de um doador.