sicnot

Perfil

Desporto

Barcelona desaproveita deslize do Real e também empata na liga espanhola

O FC Barcelona desperdiçou esta quarta-feira uma ocasião para se aproximar do Real Madrid no topo da liga espanhola de futebol, ao empatar em casa com o Atlético da capital (1-1), num jogo em que Messi saiu lesionado.

O encontro, da quinta jornada do campeonato, deixa o FC Barcelona em terceiro da tabela, com 10 pontos, a três do Real Madrid - que mais cedo empatou com o Villarreal - e a dois do Sevilha.

O 'Barça' parecia encaminhado para a vitória, quando marcou aos 41 minutos - uma entrada de Iniesta pela esquerda e centro para a área, onde o croata Rakitic apareceu para atirar fora do alcance de Oblak.

Claramente dominadores na primeira parte, os catalães sofreram um duro golpe com a saída de Lionel Messi, aos 59 minutos. O argentino já estava há algum tempo a queixar-se dos adutores e Diego Simeone não teve opção senão tirar de campo o 'mago' da sua equipa.

Quase de seguida as coisas pioraram para o campeão espanhol, com o golo do empate. Estavam decorridos 61 minutos quando Correa se isolou na área, depois de Piqué e Mascherano serem infelizes a defender, não conseguindo afastar o perigo. Com um remate muito colocado, o argentino relançou o jogo.

Os últimos 30 minutos - já com o português André Gomes em campo (entrou aos 51 para o lugar de Busquets) foram de intenso domínio territorial por parte do 'Barça', faltando no entanto a 'gazua' para superar uma das defesas mais eficientes da liga espanhola.

Grande beneficiário da 'escorregadela' do rival, o Real Madrid concedera antes os primeiros pontos da época, ao empatar em casa com o Villarreal (1-1), um resultado que, no entanto, lhe permite continuar a liderar isolado.

Sérgio Ramos foi o destaque na partida, para o bem e para o mal, já que fez a falta da grande penalidade com que o Villarreal chegou à vantagem, redimindo-se depois com um belo golo de cabeça.

O Real, que vinha de 16 jogos sempre a ganhar - em todas as competições -, viu-se em desvantagem aos 45+1 minutos, quando Bruno Soriano converteu o castigo máximo com um remate 'à Panenka', enganando por completo Casilla.

Na baliza oposta, Asenjo brilhou e ajudou a que o empate, conseguido por Sérgio Ramos, de cabeça, aos 48, perdurasse até ao fim, mau grado o maior pendor ofensivo do campeão europeu.

Cristiano Ronaldo foi o único português em campo e viu o amarelo aos 69 minutos, depois de uma entrada dura sobre Bruno Soriano. Quanto a Pepe e Fábio Coentrão, continuam lesionados e não podem ser opção para Zinedine Zidane.

O Las Palmas, que à quarta jornada estava igualado com o FC Barcelona, no segundo lugar, perdeu por 4-1 no País Basco, com a Real Sociedad.

Dia muito positivo para as equipas bascas, já que o Athletic de Bilbau foi ganhar por 2-1 em Granada.

O Celta recebeu e venceu o Gijón por 2-1 e, com este resultado, a formação de Vigo saiu da zona de despromoção.

Lusa

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.