sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da Câmara de Roma diz não à candidatura aos Jogos Olímpicos de 2024

A presidente da Câmara Municipal de Roma, Virginia Raggi, retirou esta quarta-feira qualquer apoio à candidatura da capital italiana à organização dos Jogos Olímpicos de 2024.

Em conferência de imprensa, Raggi, que já tinha mostrado muitas dúvidas sobre este projeto, manifestou a sua absoluta oposição à organização do evento.

"Esta é a nossa posição: é irresponsável dizer sim a esta candidatura. Estamos a pedir ao povo de Roma e a toda a Itália para arcar com as dívidas acumuladas. Simplesmente, não apoiamos", garantiu.

Virginia Raggi lembrou que o desporto foi um dos temas principais da sua campanha nas eleições autárquicas, em junho, mas não quer que seja "um pretexto para uma farra em torno da cidade".

A 13 de setembro, o presidente do Comité Olímpico Nacional de Itália (CONI), Giovanni Malago, o grande promotor da candidatura de Roma, já tinha admitido que iria retirar-se da corrida caso o município não se juntasse ao projeto.

"Se até 7 de outubro a câmara municipal não o tiver garantido [o seu apoio] não podemos ir em frente", disse, na altura, referindo-se ao prazo estipulado para as candidaturas apresentarem mais detalhes das suas propostas.

Durante a campanha de junho, Virginia Raggi afirmou que os Jogos Olímpicos de 2024 não podiam ser uma prioridade da capital italiana, realçando que "dos 13 mil milhões de euros da dívida pública da cidade, mil milhões referem-se aos Jogos de 1960" e que a última fatura do Mundial de futebol de 1990 só foi paga em 2015.

Além de Roma, também Paris, Budapeste e Los Angeles (Estados Unidos) manifestaram interesse em acolher os Jogos de 2024.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.