sicnot

Perfil

Desporto

Clubes portugueses vão receber fundo de solidariedade da UEFA

Cada clube das ligas profissionais de futebol que em 2015/16 não participou nas fases de grupos das competições europeias vai receber 124 mil euros do fundo de solidariedade da UEFA.

Fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) disse hoje à agência Lusa que o valor total remetido à Liga de clubes para distribuir por 33 emblemas ascende a 4,1 milhões de euros.

A verba representa mais de o triplo do valor pago na anterior época (2014/15), com a UEFA a destinar então 1.338,551 euros para os clubes, comparativamente aos 4.119,950 euros de agora, o que significa um acréscimo de 207%.

Este fundo de solidariedade da UEFA, destinado ao investimento na formação dos clubes, é proveniente das receitas das Ligas dos Campeões e Liga Europa, as duas competições de clubes do organismo que gere o futebol europeu.

Entre os clubes que irão receber a verba estão 14 equipas da I Liga -- nas quais não se incluem os 'europeus' Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga -- e 19 equipas da II Liga, com exceção das equipas B.

Nas contas da I Liga de 2015/16 entram Boavista, Tondela, Nacional, Estoril-Praia, Paços de Ferreira, Arouca, Marítimo, Moreirense, Rio Ave, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, União da Madeira e Académica. (Retira o Belenenses).

Da II Liga da época passada irão receber a verba Chaves, Feirense, Académico de Viseu, Atlético, Desportivo das Aves, Oriental, Penafiel, Gil Vicente, Leixões, Portimonense, Santa Clara, Freamunde, Sporting da Covilhã, Farense, Olhanense, Oliveirense, Famalicão, Mafra e Varzim.

Lusa

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.