sicnot

Perfil

Desporto

Sporting em Guimarães, FC Porto na Madeira e Benfica na Luz

JOS\303\211 COELHO

O Benfica recebe no domingo o Feirense, para defender a liderança do campeonato de futebol. Mas atenções também se viram para a visita que se adivinha difícil do Sporting a Guimarães, este sábado. Veja aqui o programa da 7ª jornada da I Liga.

Sexta-feira, 30 set:
Tondela - Paços de Ferreira, 20:30 (Sport TV)

Sábado, 1 out:
Rio Ave - Estoril-Praia, 11:45 (Sport TV)
Desportivo de Chaves - Belenenses, 16:00 (Sport TV)
Vitória de Guimarães - Sporting, 18:15 (Sport TV)
Nacional - FC Porto, 20:30 (Sport TV)

Domingo, 2 out:
Benfica - Feirense, 16:00 (BTV)
Vitória de Setúbal - Marítimo, 16:00 (Sport TV)
Boavista - Moreirense, 18:00 (Sport TV)
Arouca - Sporting de Braga, 20:15 (Sport TV)

Na I Liga disputa-se a sétima jornada, com o tricampeão a querer segurar em casa a liderança, depois de uma noite europeia má, em que saiu goleado de Nápoles (4-2), na segunda jornada da Liga dos Campeões.

Com ausências importantes no plantel, entre as quais a do goleador Jonas, a mais significativa, o Benfica parece não ter encontrado a sua melhor equipa, pese embora seguir na frente do campeonato, com mais um ponto do que o Sporting.

Frente ao Feirense, os encarnados estão obrigados a ganhar, um dia depois de o Sporting ter exame difícil na visita ao Vitória de Guimarães, num terreno em que não vence para o campeonato há duas épocas.

No último ano, a equipa de Jorge Jesus não conseguiu mais do que um nulo à 24.ª jornada, pouco antes de receber o Benfica (com o qual perderia), o que se revelou crucial para a mudança de líder, com as 'águias' a conseguirem chegar ao comando.

Depois de vencer o Legia Varsóvia (2-0) para a Champions, Jesus quererá manter a equipa focada na Liga -- na qual soma cinco vitórias e uma derrota -, sob pena de não perder terreno para o rival.

O avançado holandês Bas Dost, substituto de Slimani, é uma das armas da equipa (quatro golos na I Liga), enquanto do outro lado está um Vitória de Guimarães bem instalado no quinto lugar e que esta época conta com Pedro Martins como treinador.

Também no sábado o FC Porto desloca-se ao campo do Nacional, num momento em que os dragões são uma incerteza, não pela derrota trazida de Leicester (1-0), mas pela inconstância que a equipa de Nuno Espírito Santo continua a demonstrar.

As vitórias claras frente a Guimarães, Boavista ou Rio Ave, contrastam com o nulo em Tondela ou a derrota em Alvalade, os terrenos em que o FC Porto perdeu pontos, deixando a equipa na terceira posição, a três pontos do Benfica.

O FC Porto enfrenta um Nacional situado no 12.º lugar e que só nas duas últimas jornadas conseguiu vencer e pontuar, mostrando sinais de recuperação, depois de vencer em casa o Marítimo (2-0) e fora o Feirense (3-0).

A jornada abre esta sexta-feira com a receção do Tondela (18.º e último) ao Paços de Ferreira (10.º), com os tondelenses (dois empates e quatro derrotas) a serem a única equipa que ainda não venceu na edição 2016/17 da I Liga.

No sábado, o Chaves, que sofreu a primeira derrota na sexta jornada, com o Benfica (2-0), recebe o Belenenses, com as duas equipas no sétimo lugar, e o Rio Ave (6.º) joga em Vila do Conde com o Estoril-Praia (17.º).

Entre as equipas situadas na parte inferior da tabela, destaque ainda para a receção do Boavista (17.º) ao Moreirense (15.º) e do Arouca (15.º) ao Sporting de Braga (4.º), em jogos a realizar no domingo.

No mesmo dia entram também em campo, no Bonfim, Vitória de Setúbal (11.º) e Marítimo (13.º), separados por dois pontos.

Com Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.