sicnot

Perfil

Desporto

Sporting em Guimarães, FC Porto na Madeira e Benfica na Luz

JOS\303\211 COELHO

O Benfica recebe no domingo o Feirense, para defender a liderança do campeonato de futebol. Mas atenções também se viram para a visita que se adivinha difícil do Sporting a Guimarães, este sábado. Veja aqui o programa da 7ª jornada da I Liga.

Sexta-feira, 30 set:
Tondela - Paços de Ferreira, 20:30 (Sport TV)

Sábado, 1 out:
Rio Ave - Estoril-Praia, 11:45 (Sport TV)
Desportivo de Chaves - Belenenses, 16:00 (Sport TV)
Vitória de Guimarães - Sporting, 18:15 (Sport TV)
Nacional - FC Porto, 20:30 (Sport TV)

Domingo, 2 out:
Benfica - Feirense, 16:00 (BTV)
Vitória de Setúbal - Marítimo, 16:00 (Sport TV)
Boavista - Moreirense, 18:00 (Sport TV)
Arouca - Sporting de Braga, 20:15 (Sport TV)

Na I Liga disputa-se a sétima jornada, com o tricampeão a querer segurar em casa a liderança, depois de uma noite europeia má, em que saiu goleado de Nápoles (4-2), na segunda jornada da Liga dos Campeões.

Com ausências importantes no plantel, entre as quais a do goleador Jonas, a mais significativa, o Benfica parece não ter encontrado a sua melhor equipa, pese embora seguir na frente do campeonato, com mais um ponto do que o Sporting.

Frente ao Feirense, os encarnados estão obrigados a ganhar, um dia depois de o Sporting ter exame difícil na visita ao Vitória de Guimarães, num terreno em que não vence para o campeonato há duas épocas.

No último ano, a equipa de Jorge Jesus não conseguiu mais do que um nulo à 24.ª jornada, pouco antes de receber o Benfica (com o qual perderia), o que se revelou crucial para a mudança de líder, com as 'águias' a conseguirem chegar ao comando.

Depois de vencer o Legia Varsóvia (2-0) para a Champions, Jesus quererá manter a equipa focada na Liga -- na qual soma cinco vitórias e uma derrota -, sob pena de não perder terreno para o rival.

O avançado holandês Bas Dost, substituto de Slimani, é uma das armas da equipa (quatro golos na I Liga), enquanto do outro lado está um Vitória de Guimarães bem instalado no quinto lugar e que esta época conta com Pedro Martins como treinador.

Também no sábado o FC Porto desloca-se ao campo do Nacional, num momento em que os dragões são uma incerteza, não pela derrota trazida de Leicester (1-0), mas pela inconstância que a equipa de Nuno Espírito Santo continua a demonstrar.

As vitórias claras frente a Guimarães, Boavista ou Rio Ave, contrastam com o nulo em Tondela ou a derrota em Alvalade, os terrenos em que o FC Porto perdeu pontos, deixando a equipa na terceira posição, a três pontos do Benfica.

O FC Porto enfrenta um Nacional situado no 12.º lugar e que só nas duas últimas jornadas conseguiu vencer e pontuar, mostrando sinais de recuperação, depois de vencer em casa o Marítimo (2-0) e fora o Feirense (3-0).

A jornada abre esta sexta-feira com a receção do Tondela (18.º e último) ao Paços de Ferreira (10.º), com os tondelenses (dois empates e quatro derrotas) a serem a única equipa que ainda não venceu na edição 2016/17 da I Liga.

No sábado, o Chaves, que sofreu a primeira derrota na sexta jornada, com o Benfica (2-0), recebe o Belenenses, com as duas equipas no sétimo lugar, e o Rio Ave (6.º) joga em Vila do Conde com o Estoril-Praia (17.º).

Entre as equipas situadas na parte inferior da tabela, destaque ainda para a receção do Boavista (17.º) ao Moreirense (15.º) e do Arouca (15.º) ao Sporting de Braga (4.º), em jogos a realizar no domingo.

No mesmo dia entram também em campo, no Bonfim, Vitória de Setúbal (11.º) e Marítimo (13.º), separados por dois pontos.

Com Lusa

  • Eurogrupo dá luz verde ao Orçamento do Estado
    0:29

    Orçamento do Estado 2017

    O Orçamento português passou no Eurogrupo mas os ministros das Finanças alertam que podem ser precisas mais medidas para cumprir as metas e em março vão voltar a olhar para as contas. Para já, estão satisfeitos com o compromisso assumido por Mário Centeno e mais sete ministros da zona euro, cujos Orçamentos estão em risco de incumprimento.

  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"
    1:27

    Grande Reportagem SIC

    O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados".Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

  • "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"
    5:26

    Mundo

    Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade. A SIC esteve em Luanda e falou com o advogado Adolfo Campos e com os músicos Carbono Casimiro, Mona Dya Kidi e David Salei. Já todos estiveram presos. Já todos foram vítimas de violência policial. Defendem que "a geração anterior comprometeu o país" e acreditam que só a mudança política pode trazer um futuro melhor. Para estes jovens activistas, a guerra que arrasou o país, e com que o regime justifica tudo, não deixou heróis, apenas "vilões e vítimas".

  • O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
    1:59