sicnot

Perfil

Desporto

André Villas-Boas admite que Chelsea foi desafio prematuro

O treinador português de futebol André Villas-Boas admitiu esta terça-feira que o Chelsea foi um desafio prematuro na sua carreira de treinador de futebol, cujo início se ficou a dever a discordâncias com o "ídolo" José Mourinho.

"A experiência no Chelsea foi demais e demasiado cedo. Eu não era flexível como treinador nessa altura. Era comunicativo, mas não era flexível na minha abordagem. No Tottenham aprendi a ser diferente", afirmou o técnico luso, numa conferência em Amesterdão.

O antigo treinador de Académica, FC Porto, Chelsea, Tottenham e Zenit São Petersburgo reconheceu que um técnico deve "viver o dia-a-dia", com o objetivo do "desempenho do grupo".

"Mas todos os jogadores necessitam de uma resposta diferente do treinador, não podes ser igual para todos. No Chelsea o grupo era mais importante e eu fiquei preso aos meus métodos demasiado tempo", admitiu Villas-Boas, que orientou os 'blues' em 2011/12, depois de uma temporada no FC Porto e outra na Académica.

Aos 38 anos, Villas-Boas reconheceu passou os "melhores momentos da vida formativa como treinador" enquanto trabalhou com José Mourinho, no FC Porto, no Chelsea e também no Inter Milão.

"Trabalhar com ele leva-te para outro nível. Apaixonas-te por ele e ele torna-se o teu ídolo. Eu queria ser como ele, saber tudo o que ele sabia e absorver toda a informação que me estava a dar. Então ficas do lado oposto ao do José e as coisas mudam, percebes que foste cegado por alguém. Ele tem a capacidade fascinante de tirar o melhor de ti, que tem boas ou más consequências para as pessoas. A minha foi de que ao argumentar ou discordar com ele comecei a minha carreira de treinador", explicou.

Durante a sua comunicação, Villas-Boas foi ainda questionado sobre as suas experiências anteriores na Liga inglesa, criticando a "pressa" na obtenção de resultados, em particular nos 'spurs'.

"O Daniel Levy é um especialista em despedir treinadores. Mas, na Liga inglesa, não há tempo para projetos a longo prazo", rematou.

Lusa

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..