sicnot

Perfil

Desporto

Antigo campeão olímpico austríaco acusado de abuso sexual de menores

O antigo judoca austríaco Peter Seisenbacher, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984 e 1988, na categoria de -86 kg, foi formalmente acusado esta quarta-feira de abusar sexualmente de duas meninas de quem era treinador.

Os alegados factos remontam a um período compreendido entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000 e envolvem duas meninas, menores de 14 anos, que Seisenbache, hoje com 56 anos, treinava.

De acordo com a procuradoria de Viena, um das vítimas, que inicialmente tinha 11 anos, sofreu abusos durante três anos.

O antigo judoca, o primeiro a defender com sucesso o título olímpico, terá também de responder judicialmente por uma alegada tentativa de abuso sexual de uma terceira criança.

A acusação foi formalmente apresentada esta quarta-feira, depois de três anos de inquérito, resultantes da denúncia das duas alegadas vítimas, hoje adultas.

Peter Seisenbacher recusou comentar as acusações de que está a ser alvo.

Lusa

  • Coreia do Norte foi "isolada à força"

    Mundo

    O empresário espanhol León Smit, que organiza visitas à Coreia do Norte, diz que o país foi "isolado à força", sendo "muito difícil" estabelecer relações comerciais com Pyongyang, sob o regime de Kim Jong-un.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite