sicnot

Perfil

Desporto

Richard Gasquet diz que regresso de Sharapova será duro

O tenista francês Richard Gasquet, campeão do Estoril Open de 2015, disse hoje que o regresso aos 'courts' da russa Maria Sharapova "será duro", depois de cumprir os 15 meses de suspensão por doping.

Gasquet, que cumpriu dois meses e meio de suspensão, em 2009, por ter acusado cocaína, considera que Sharapova enfrentará algumas dificuldades quando voltar à competição.

"Nunca é fácil regressar [aos 'courts'] depois de tanto tempo. Mental e fisicamente, será duro para ela", comentou o atual 17.º do 'ranking' mundial, a disputar neste momento o torneio de Pequim.

O gaulês foi suspenso por apenas dois meses e meio depois de ter alegado junto da Federação Internacional de Ténis (ITF) que a cocaína que acusou num controlo antidoping deveu-se a um beijo numa discoteca a uma mulher que tinha ingerido a substância.

Na terça-feira, o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) reduziu para 15 meses a suspensão aplicada a Sharapova, por ter acusado meldonium num controlo realizado no último Open da Austrália, primeiro 'Grand Slam' da temporada.

Inicialmente, foi aplicada à russa uma suspensão de dois anos, mas o TAS acabou por reduzir a pena para 15 meses, o que permitirá a Sharapova regressar à competição em abril de 2017.

A 07 de março, Sharapova tinha anunciado, em Los Angeles, Estados Unidos, que tinha acusado meldonium, substância de um medicamento que costumava utilizar há algum tempo, admitindo desconhecimento que tinha passado a ser proibido em janeiro.

A tenista defendeu então que tomava 'meldonium' há dez anos, devido a problemas cardíacos e deficiência de magnésio e que desconhecia que o produto tinha passado a constar, a 01 de janeiro, da lista de substâncias proibidas.

Lusa

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.