sicnot

Perfil

Desporto

André Silva eleito atleta revelação do ano do FC Porto

O ciclista Rui Vinhas, vencedor da edição de 2016 da Volta a Portugal, vai receber o prémio Dragão de Ouro para atleta do ano do FC Porto, enquanto o futebolista André Silva foi nomeado revelação do ano, anunciou esta terça-feira o clube.

Rui Vinhas, um corredor de palmarés modesto, ganhou a Volta a Portugal de forma surpreendente ao serviço da W52-FC Porto, que se apresentava com o vencedor das duas edições anteriores, o espanhol Gustavo Veloso, segundo classificado final.

O avançado André Silva, que aos 20 anos se tornou o mais jovem jogador a conseguir um 'hat-trick' ao serviço da seleção portuguesa de futebol, vai ser distinguido como atleta revelação do ano.

O jogador, que segunda-feira marcou por três vezes na vitória de Portugal sobre as Ilhas Faroé (6-0), em jogo do Grupo B de apuramento para o Mundial2018, é um dos dois elementos da equipa de futebol na lista revelada hoje pelos 'dragões', que inclui também Danilo Pereira, eleito futebolista do ano.

No que a treinador diz respeito, o vencedor foi Luís Castro, que conduziu o FC Porto B a uma inédita conquista da II Liga de futebol na época 2015/2016.

Na cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar a 24 de outubro, no Coliseu do Porto, será ainda distinguida a equipa de basquetebol, que se sagrou campeã nacional na época de regresso à Liga.

Lista de galardoados:

Atleta do Ano: Rui Vinhas (Ciclismo)

Futebolista do Ano: Danilo Pereira

Jovem Atleta do Ano: Sara Filipa Pinto (Boxe)

Treinador do Ano: Luís Castro (Futebol)

Atleta de Alta Competição do Ano: Brad Tinsley (Basquetebol)

Atleta Amador do Ano: Torbjörn Blomdhal (Bilhar)

Atleta Revelação do Ano: André Silva (futebol)

Dirigente do Ano: Vítor Hugo

Funcionário do Ano: Isabel Aires

Projecto do Ano: W52-FC Porto-Porto Canal (ciclismo)

Parceiro: MEO

Casa do FC Porto Nacional: Cantanhede

Casa do FC Porto Internacional: Long Island (Estados Unidos)

Carreira: Celestino Oliveira

Recordação: Luís César

Sócio do Ano: Renato Barroso

  • Mais de 1600 ações de fiscalizações a IPSS em dois anos
    1:05

    Expresso da Meia Noite

    Nos últimos dois anos, o Estado efetuou mais de 1600 ações de fiscalização a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) das quais resultaram mais de 70 destituições e 80 participações ao Ministério Público (MP). Os números foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, no programa Expresso da Meia-noite, na SIC Notícias.

  • Bombeiro ferido nos fogos de Pedrógão Grande regressou a casa
    2:33

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Seis meses depois dos incêndios de Pedrógão Grande, regressou a casa o último dos bombeiros de Castanheira de Pera que estava internado desde junho. Rui Rosinha esteve em coma mais de dois meses e tem ainda pela frente uma longa recuperação. O bombeiro não quer que o país esqueça o que aconteceu e espera que as duas tragédias deste ano (fogos de junho e outubro) sirvam de lição para o futuro.

  • Pedrógão Grande, seis meses depois - documentário Expresso
    0:29
  • Frio no fim de semana, regiões do interior podem chegar aos -5 °C
    1:23
  • Ilhas Selvagens são um tesouro no Atlântico que é preciso preservar
    2:33