sicnot

Perfil

Desporto

Papa junta lendas do futebol para promover a paz e ajudar crianças

O argentino Diego Maradona e os brasileiros Ronaldinho e Roberto Carlos são algumas das glórias do futebol mundial que participarão na quarta-feira no evento solidário "Jogo para a Paz", no estádio olímpico de Roma, promovido pelo Papa Francisco.

O Papa Francisco, que sempre considerou o desporto um meio importante para transmissão de mensagens solidárias, destacou que é "tempo de mostrar" que "são capazes de promover a paz através do jogo", segundo os representantes da organização.

Este duelo envolve muitos jogadores que ainda estão no ativo e 'lendas' do mundo do futebol, mas, antes do confronto, os participantes serão recebidos pelo Papa Francisco, numa audiência privada, onde o sumo pontífice entregará um ramo de oliveira como um símbolo de paz.

Esta iniciativa, que vai para a terceira edição, serve para apoiar programas sociais da Fundação Scholas, angariar fundos para ajudar as vítimas do terramoto que atormentou Itália, em agosto, como programas de ajuda para crianças com deficiência.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.