sicnot

Perfil

Desporto

Papa junta lendas do futebol para promover a paz e ajudar crianças

O argentino Diego Maradona e os brasileiros Ronaldinho e Roberto Carlos são algumas das glórias do futebol mundial que participarão na quarta-feira no evento solidário "Jogo para a Paz", no estádio olímpico de Roma, promovido pelo Papa Francisco.

O Papa Francisco, que sempre considerou o desporto um meio importante para transmissão de mensagens solidárias, destacou que é "tempo de mostrar" que "são capazes de promover a paz através do jogo", segundo os representantes da organização.

Este duelo envolve muitos jogadores que ainda estão no ativo e 'lendas' do mundo do futebol, mas, antes do confronto, os participantes serão recebidos pelo Papa Francisco, numa audiência privada, onde o sumo pontífice entregará um ramo de oliveira como um símbolo de paz.

Esta iniciativa, que vai para a terceira edição, serve para apoiar programas sociais da Fundação Scholas, angariar fundos para ajudar as vítimas do terramoto que atormentou Itália, em agosto, como programas de ajuda para crianças com deficiência.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC