sicnot

Perfil

Desporto

Tatyana Lysenko perde ouro conquistado em Londres 2012 por doping

A russa Tatyana Lysenko, campeã olímpica do lançamento de martelo nos Jogos Londres 2012, perdeu a medalha de ouro depois de uma reanálise ter confirmado o uso de substâncias dopantes durante o evento, anunciou esta terça-feira o Comité Olímpico Internacional (COI).

A Comissão de Disciplina do organismo, composto neste caso por Denis Oswald (presidente), Juan António Samaranch e Ugur Erdener, concluiu que Lysenko violou as normativas antidopagens dos JO há quatro anos e avançou para a sua desqualificação, que entra em vigor de forma imediata.

A atleta russa, cuja análise acusou a presença de um esteroide anabolisante, terá que devolver "imediatamente" a medalha de ouro, o diploma olímpico e o pin obtido como vencedora do lançamento do martelo.

O COI também exige que o Comité Olímpico Russo garanta o "cumprimento total" da decisão.

Lusa

  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08
  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.