sicnot

Perfil

Desporto

Rali de Portugal apresenta alterações para 2017

A organização do Rali de Portugal já definiu o traçado para a sua 50ª edição, em 2017, propondo algumas alterações, nomeadamente uma especial urbana em Braga, embora mantenha a sua estrutura essencial.

Em comunicado, o Automóvel Club de Portugal (ACP) afirma que o projeto para a prova, que se realiza entre 18 e 21 de maio, foi hoje apresentado às marcas e fica a aguardar ratificação em dezembro na assembleia geral da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Entre as novidades da sexta prova do campeonato do mundo de 2017 conta-se uma especial citadina, designada Braga Street Stage, que propõe uma dupla passagem num traçado de 1,9 km, à semelha do que sucedeu na edição de 2016 no Porto.

De novo com base em Matosinhos, a versão 'bodas de ouro' do Rali de Portugal voltará a ter a sua partida simbólica em Guimarães e arranca mais uma vez com a superespecial de Lousada, no primeiro dia.

A 19 de maio, na primeira jornada de verdadeira competição, os troços mantêm a mesma designação, mas foram todos revistos, a começar pelo de Viana do Castelo, que passa a ser o primeiro e vê a sua extensão aumentada de 18,7 km para 26,7 km. As classificativas de Caminha (18,1 km) e de Ponte de Lima (27,5 km) passam a disputar-se no sentido inverso ao utilizado este ano.

Depois das duas passagens nestes troços do Alto Minho, num total de 144,6 km, a jornada de sexta-feira fecha com a Braga Street Stage.

No sábado, o dia abre na classificativa de Vieira do Minho (22,4 km) com percurso redesenhado junto à primeira zona espetáculo, no alto da Senhora da Fé, e a introdução de um salto imediatamente antes da zona espetáculo do Campo de Tiro.

Segue-se a nova especial de Cabeceiras de Basto (22,3 km), na Serra da Cabreira, cujo setor inicial que não era utilizado desde 2001 e que recorre a uma estrada que fez parte da classificativa de Vieira do Minho em 2015, apresentando uma segunda metade inédita.

A etapa termina em Amarante (37,5 km), que continua a ser a classificativa mais longa do rali, num dia em que as duas passagens pelas três especiais totalizam 164,6 km cronometrados.

No domingo, dia 21, o Rali de Portugal presta homenagem a Fafe, que recebe os troços finais, incluindo a dupla passagem no tradicional Fafe-Lameirinha (11,2 km), a segunda das quais em regime de Power Stage, e dois troços que não integraram o itinerário das últimas edições: Luílhas (11,9 km) e Montim (8,7 km), este último disputado em sentido contrário ao habitual e ambos com apenas uma passagem.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira