sicnot

Perfil

Desporto

FIFA autoriza organização do Mundial 2026 por vários países

© Ruben Sprich / Reuters

A FIFA revelou esta sexta-feira que a organização do Mundial de futebol de 2026 poderá ser feita por múltiplas nações e que o Comité de Competições do organismo pode rejeitar as candidaturas incumpridoras dos requisitos exigidos.

O conselho-geral da FIFA, que estipulou essas duas decisões, não determinou, porém, um número específico de países organizadores da principal prova mundial de seleções.

Uma eventual ampliação da competição em 2026 - para 40 ou 48 participantes - será apenas discutida na próxima reunião do conselho, que decorrerá entre 9 e 10 de janeiro do próximo ano.

A FIFA estipulou que as associações europeias e asiáticas organizadoras das últimas edições do campeonato do mundo não poderão concorrer à organização do torneio em 2026.

O organismo, contudo, ressalvou que poderá eleger uma associação da UEFA, caso não haja nenhuma candidatura totalmente cumpridora das várias exigências.

"Teremos a possibilidade de abrir um processo de candidatura para os interessados desta confederação se nenhum dos projetos recebidos cumprir estritamente os requisitos técnicos e financeiros", disse a FIFA em comunicado.

Na reunião desta sexta-feira, ficaram também aprovadas as regras do Mundial2018, na Rússia, o calendário internacional feminino para a época 2018/19 e as datas da cerimónia de entrega dos prémios da FIFA, a 9 de janeiro, e do 67.º congresso do organismo, no Bahrein, a 11 de maio.

O conselho-geral da FIFA - agora composto por nove comités ao invés dos anteriores 26 - confirmou que haverá três reuniões por ano, concretamente em janeiro, maio e novembro.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..