sicnot

Perfil

Desporto

John John pode ser campeão se vencer em Peniche e Medina ficar pelos quartos

A ministra do Mar e o presidente da Câmara Municipal de Peniche, com o surfista havaiano John John Florence, na apresentação do MEO Rip Curl Pro Portugal.

© Lusa

O havaiano John John Florence pode sagrar-se pela primeira vez campeão do mundo de surf em Peniche, se vencer a etapa portuguesa do circuito e o brasileiro Gabriel Medina ficar pelos quartos de final.

John John Florence chega à 10.ª e penúltima etapa, a disputar entre terça-feira e 29 de outubro, com 2.700 pontos de vantagem sobre o campeão do mundo de 2014, atual segundo na hierarquia, podendo assegurar o título nas ondas lusas mediante algumas hipóteses, apresentadas hoje pela Liga Mundial de Surf (WSL).

A possibilidade mais direta é que John John, vencedor do Oi Rio Pro, no Rio de Janeiro, e adversário do wild-card português Miguel Blanco e do brasileiro Jadson André na primeira ronda, vença o Meo Rip Curl Pro Portugal e Medina não consiga melhor do que o nono lugar, correspondendo a uma eliminação nos quartos de final ou antes.

O havaiano pode ainda chegar ao título se for finalista em Peniche, Medina, adversário do luso Frederico Morais e do norte-americano Conner Coffin, não passe a terceira ronda, o australiano Matt Wilkinson não chegue às meias-finais e o sul-africano Jordy Smith à final.

Apesar destes cenários, uma eventual a eliminação precoce dos dois primeiros do ranking poderá manter na corrida, além de John John, Medina, Wilkinson e Smith, com possibilidades mais ou menos remotas, também os norte-americanos Kolohe Andino e Kelly Slater, o australiano Julian Wilson e os brasileiros Filipe Toledo Adriano de Souza.

Lusa

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.