sicnot

Perfil

Desporto

Tricampeão mundial de Moto GP diz que ainda "tem muito pela frente"

O espanhol venceu no domingo o Grande Prémio do Japão, numa corrida marcada pelas quedas do italiano Valentino Rossi e do espanhol Jorge Lorenzo.

© KYODO Kyodo / Reuters

O piloto espanhol Marc Márquez, que se sagrou campeão do mundo de MotoGP no domingo, no Japão, afirmou esta segunda-feira que ainda é jovem e que "tem muito pela frente".

"Estou a aprender, ainda tenho muito pela frente. Todos somos humanos e podemos tropeçar numa pedra, mas, ano após ano, nota-se a experiência, não só dentro da pista, mas também fora, disse o campeão mundial de motociclismo, de 23 anos, que ainda se vê "como um jovem".

Márquez, detentor de três títulos mundiais de MotoGP, afirmou que não foi fácil ganhar os três cetros, em quatro anos, acrescentando que o importante "é ser consistente e estar sempre nos três primeiros".

"Quando cometes um erro no princípio e ainda tens muito pela frente, isso obriga-te a arriscar mais. Mas, graças a ajuda de toda a equipa, é verdade que eu aprendi muito no ano passado", acrescentou o piloto da Honda.

Para o espanhol, a pressão "cria inseguranças, momentos de dúvidas e tensão" e "é algo que desgasta tanto a nível mental como fisicamente".

Marc Márquez confessou que "foi uma temporada muito dura", em que não se imaginava campeão, mas "quando um piloto impõe um ritmo e pressiona, faz com que os outros falhem".

O espanhol venceu no domingo o Grande Prémio do Japão, numa corrida marcada pelas quedas do italiano Valentino Rossi e do espanhol Jorge Lorenzo.

O piloto da Honda conquistou, assim, o seu quinto título mundial, depois dos trofeus erguidos em 2013 e 2014, também em Moto GP, em 2012, em Moto2, e em 2010, em 125cc.

Lusa

  • Marc Márquez revalida título de campeão mundial de Moto GP

    Desporto

    Marc Marquez revalidou o título de campeão mundial de Moto GP, apesar de ter teminado o Grande Prémio do Japão na segunda possição. Quando faltam três corridas para o final da temporada, o piloto espanhol da Honda já leva 82 pontos de avanço sobre Valentino Rossi e Dani Pedrosa, que estão empatados na segunda posição. O piloto de 21 anos é o mais jovem de sempre a conseguir dois títulos consecutivos na categoria. A corrida foi ganha por Jorge Lorenzo da Yamaha mas quem festejou mais foi Marquez.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.