sicnot

Perfil

Desporto

Frederico Morais satisfeito com vitória "incrível"

LUSA

O português Frederico Morais manifestou hoje satisfação com a vitória "incrível" na primeira ronda da etapa de Peniche do circuito mundial de surf, frente ao brasileiro Gabriel Medina, campeão do mundo em 2014 e segundo do 'ranking'.

"Foi incrível, sabia que ia ser dificílimo. O mar está difícil, ao longo do dia não temos visto muito boas pontuações, sabia que ia ser renhido, tentei gerir da melhor forma e resultou", afirmou 'Kikas', após assegurar a qualificação para a terceira eliminatória do Meo Rip Curl Portugal.

O cascalense vai estar pela terceira vez nesta fase da competição, depois de em 2013 ter eliminado o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes campeão do mundo, na repescagem, e de no ano passado ter chegado aos quartos de final.

"Acho que todos os surfistas aqui são dificílimos, acho que a minha vantagem é não ter nada a perder. Todos têm algo a perder, seja um título mundial, um 'top 10' ou a qualificação. Eu estou aqui como convidado, a aproveitar este momento, por isso, não sei quem vou enfrentar na terceira ronda e posso relaxar um bocadinho para voltar a dar tudo", frisou.

Reconhecendo estar "mais perto" de concretizar o "sonho gigante" de integrar o circuito mundial, o português recusou apontar um adversário preferido, recorrendo à experiência familiar.

"Todos os que estão aqui são grandes surfistas, gostava de encontrar todos, será sempre um grande desafio. O meu tio [Tomaz Morais] e o meu pai sempre me disseram para respeitar os mais fortes e desconfiar dos mais fracos, acho que é o que tenho de fazer aqui em Peniche", contou.

Com a vitória no quinto 'heat', 'Kikas' relegou Medina para a repescagem, mas ainda não teve oportunidade de falar com o brasileiro.

"Não me disse nada, mas eu não estou cá para estragar a vida a ninguém, fiz o meu surf e passei. Não venho para eliminar ninguém, nem com ninguém na mira, venho para passar 'heats' e fazer o que sei fazer melhor, que é surfar", sublinhou.

No quinto 'heat' do Meo Rip Curl Pro Portugal, que hoje começou na praia de Supertubos, 'Kikas' conquistou 11,37 pontos (5,57 e 5,80), contra 9,76 (4,73 e 5,03) de Medina e 8,03 (3,90 e 4,13) de Coffin.

Além de Frederico Morais, estão também já qualificados para a terceira ronda estão o australiano Kai Otton, vencedor em Peniche em 2013, e norte-americano Kolohe Andino e o brasileiro Miguel Pupo.

O período de espera do Meo Rip Curl Pro Portugal iniciou hoje e termina a 29 de outubro.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.