sicnot

Perfil

Desporto

Usain Bolt entre os nomeados para atleta do ano pela IAAF

Reuters

O velocista Usain Bolt, recordista mundial dos 100 e 200 metros, está entre os campeões do Rio2016 nomeados para o prémio de atleta do ano pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), anunciou hoje a organização.

O jamaicano, que anunciou que se afastará das competições depois dos Mundiais de atletismo Londres2017, tem como adversários o compatriota Omar MacLeod, os norte-americanos Ashton Eaton e Christian Taylon, os quenianos Eliud Kipchoge, Conselsus Kipruto e David Rudishao, o britânico Mo Farah, o brasileiro Thiago Braz da Silva e o sul-africano Wayde van Niekerk.

Na categoria feminina estão nomeadas: a etíope Almaz Ayana, a queniana Vivian Cheruiyot, a noerte-americana Kendra Harrison, a colombiana Caterine Ibarguen, a espanhola Ruth Beitia, Ruth Jebet, do Bahrein, a croata Sandra Perkovic, a sul-africana Caster Semenya, a jamaicana Elaine Thompson e a polaca Anita Wlodarczyk.

As votações decorrem até 01 de novembro, dia em que a IAAF divulgará os três finalistas de cada categoria, para, logo no dia seguinte, revelar os vencedores, numa gala no Mónaco.

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.