sicnot

Perfil

Desporto

Bartomeu fará "um esforço" para que Messi continue no FC Barcelona

© Marcelo del Pozo / Reuters

O presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, assegurou esta terça-feira que o clube catalão "fará evidentemente um esforço" para que o futebolista argentino Lionel Messi renove o contrato, que termina a 30 de junho de 2018.

"É necessário que o Leo (Messi) continue aqui. Esta é a sua casa. Gostaríamos que concluísse a sua carreira no Barça", declarou Bartomeu, numa conferência de imprensa em que fez o balanço de 2016.

O presidente do FC Barcelona acredita que poderá anunciar "mais cedo ou mais tarde" a continuidade do argentino no clube, mas não confirmou se esse é o desejo do jogador.

Bartomeu não considera, no entanto, que o argentino queira deixar o clube: "Messi está totalmente convencido de que o FC Barcelona é o melhor sítio onde pode estar. É feliz no clube, na cidade e a sua família também. Está muito ligado ao Barça e não acredito que se queira ir embora".

Para o presidente, "a Bola de Ouro deveria ser atribuída ao Messi todos os anos, porque é o melhor jogador da história do futebol" e "o clube deve fazer um esforço para estar à altura do que o futebolista representa", até porque "encontrar um novo Messi é impossível".

"Não quero falar em valores (monetários), mas sei que o Leo é o melhor do mundo, por isso é lógico que o seja em todos os aspetos", sublinhou Bartomeu.

Quem também acaba o contrato a 30 de junho de 2018 é o médio Andrés Iniesta e o dirigente já avançou que a sua continuidade é outra das prioridades do clube.

"Também temos que nos sentar com Andrés. Ainda lhe resta tempo de contrato, mas é um jogador que adoraríamos que se retirasse no Barça. Há jogadores como o Iniesta, Ter Stegen ou Rakitic, com quem temos que começar a falar", acrescentou.

O contrato do treinador, Luis Enrique Martinez, também termina no final desta época: "Em abril ou maio, vamos falar com ele. É óbvio que gostaríamos que continuasse. Não há nenhuma dúvida de que o Luis Enrique é o treinador que o clube e a maioria dos adeptos do FC Barcelona querem", concluiu o presidente.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15