sicnot

Perfil

Desporto

Benfica recebe Rio Ave na 4ª feira e tenta terminar ano com quatro pontos de avanço

O Benfica procura terminar o ano de 2016 com quatro pontos de avanço na I Liga portuguesa de futebol, necessitando, para tal, de derrotar na quarta-feira em casa o Rio Ave, na 14.ª jornada.

Depois de o FC Porto ter antecipado o encontro da ronda, no qual venceu o Marítimo (2-1), os 'encarnados' chegam à última jornada do ano civil com um ponto de avanço sobre o segundo classificado.

Com duas vitórias consecutivas após o desaire com o Marítimo (2-1), o único até agora no campeonato, o Benfica surge como favorito, mas terá pela frente um Rio Ave na sua melhor fase da temporada.

Desde a chegada de Luís Castro, que substituiu Nuno Capucho, os vila-condenses somaram quatro triunfos, que lhes permitiram subir ao sexto lugar, a quatro pontos dos lugares de qualificação para a Liga Europa.

Os 'encarnados' levam, contudo, 'esmagadora' vantagem no confronto direto com o Rio Ave, uma vez que, em 22 jogos do campeonato no recinto do Benfica, o melhor que os vila-condenses conseguiram foram quatro empates.

Após duas derrotas consecutivas no campeonato, o Sporting, que caiu para a quarta posição, a oito pontos do Benfica, vai tentar regressar aos triunfos na visita ao Belenenses na quinta-feira.

Os 'leões' atravessam a pior fase da temporada, com três derrotas nos últimos quatro encontros, mas visitam agora um terreno onde têm sido felizes nos últimos anos, somando quatro triunfos e um empate nas derradeiras cinco visitas ao Restelo.

Se o Sporting atravessa uma fase negativa, os 'azuis' também não têm sido felizes nos últimos encontros, com apenas uma vitória nos últimos quatro jogos no campeonato, ocupando, neste momento, o nono lugar.

Igualmente na quinta-feira, o Sporting de Braga defende o terceiro lugar conquistado com o triunfo em casa do Sporting (1-0), recebendo o 'aflito' Moreirense, 16.º e antepenúltimo.

O encontro do Estádio Municipal de Braga vai marcar a estreia de Jorge Simão, que assumiu o comando técnico do Sporting de Braga, depois de Abel Ferreira, da equipa B, ter orientado os 'arsenalistas' em Alvalade.

Na quinta posição, a um ponto do Sporting de Braga e em igualdade com o Sporting, está o Vitória de Guimarães, a quem cabe fechar o campeonato em 2016, na visita ao Arouca, 10.º classificado, na sexta-feira, às 21:00.

Tal como o Sporting de Braga, também o Desportivo de Chaves vai estrear um novo treinador, Ricardo Soares, que substituiu Jorge Simão, sendo que, na segunda-feira, frente ao FC Porto (derrota por 2-1), a equipa foi orientada por Carlos Pires.

Na quinta-feira, os transmontanos, na oitava posição, recebem o Estoril-Praia, 13.º, no qual o espanhol Pedro Gómez Carmona procura o primeiro triunfo, depois da derrota na estreia com o Benfica (1-0).

No mesmo dia, o Nacional, na 15.ª posição e com apenas um triunfo nos últimos nove encontros, recebe o Boavista, 14.º e que tenta afastar-se um pouco mais da zona de despromoção.

Com os mesmos 11 pontos de Nacional e Moreirense está o Feirense, 17.º e penúltimo classificado e primeiro abaixo da 'linha de água', recebe um mais tranquilo Paços de Ferreira, 12.º, com mais cinco pontos do que o conjunto de Santa Maria da Feira.

Na sexta-feira, o 'lanterna-vermelha' Tondela, com 10 pontos, joga em casa do Vitória de Setúbal, 11.º, com 16.

Programa da 15.ª jornada:

- Quinta-feira, 15 dez:

FC Porto - Marítimo, 2-1 (1-0)

- Quarta-feira, 21 dez

Benfica -- Rio Ave, 18:00 (BTV)

- Quinta-feira, 22 dez

Nacional -- Boavista, 17:00 (SportTV)

Sporting de Braga -- Moreirense, 19:00 (SportTV)

Feirense -- Paços de Ferreira, 19:00 (SportTV)

Belenenses -- Sporting, 21:00 (SportTV)

Desportivo de Chaves -- Estoril-Praia, 21:00 (SportTV)

- Sexta-feira, 23 dez

Vitória de Setúbal -- Tondela, 19:00 (SportTV)

Arouca -- Vitória de Guimarães, 21:00 (SportTV)

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.