sicnot

Perfil

Desporto

Benfica recebe Rio Ave na 4ª feira e tenta terminar ano com quatro pontos de avanço

O Benfica procura terminar o ano de 2016 com quatro pontos de avanço na I Liga portuguesa de futebol, necessitando, para tal, de derrotar na quarta-feira em casa o Rio Ave, na 14.ª jornada.

Depois de o FC Porto ter antecipado o encontro da ronda, no qual venceu o Marítimo (2-1), os 'encarnados' chegam à última jornada do ano civil com um ponto de avanço sobre o segundo classificado.

Com duas vitórias consecutivas após o desaire com o Marítimo (2-1), o único até agora no campeonato, o Benfica surge como favorito, mas terá pela frente um Rio Ave na sua melhor fase da temporada.

Desde a chegada de Luís Castro, que substituiu Nuno Capucho, os vila-condenses somaram quatro triunfos, que lhes permitiram subir ao sexto lugar, a quatro pontos dos lugares de qualificação para a Liga Europa.

Os 'encarnados' levam, contudo, 'esmagadora' vantagem no confronto direto com o Rio Ave, uma vez que, em 22 jogos do campeonato no recinto do Benfica, o melhor que os vila-condenses conseguiram foram quatro empates.

Após duas derrotas consecutivas no campeonato, o Sporting, que caiu para a quarta posição, a oito pontos do Benfica, vai tentar regressar aos triunfos na visita ao Belenenses na quinta-feira.

Os 'leões' atravessam a pior fase da temporada, com três derrotas nos últimos quatro encontros, mas visitam agora um terreno onde têm sido felizes nos últimos anos, somando quatro triunfos e um empate nas derradeiras cinco visitas ao Restelo.

Se o Sporting atravessa uma fase negativa, os 'azuis' também não têm sido felizes nos últimos encontros, com apenas uma vitória nos últimos quatro jogos no campeonato, ocupando, neste momento, o nono lugar.

Igualmente na quinta-feira, o Sporting de Braga defende o terceiro lugar conquistado com o triunfo em casa do Sporting (1-0), recebendo o 'aflito' Moreirense, 16.º e antepenúltimo.

O encontro do Estádio Municipal de Braga vai marcar a estreia de Jorge Simão, que assumiu o comando técnico do Sporting de Braga, depois de Abel Ferreira, da equipa B, ter orientado os 'arsenalistas' em Alvalade.

Na quinta posição, a um ponto do Sporting de Braga e em igualdade com o Sporting, está o Vitória de Guimarães, a quem cabe fechar o campeonato em 2016, na visita ao Arouca, 10.º classificado, na sexta-feira, às 21:00.

Tal como o Sporting de Braga, também o Desportivo de Chaves vai estrear um novo treinador, Ricardo Soares, que substituiu Jorge Simão, sendo que, na segunda-feira, frente ao FC Porto (derrota por 2-1), a equipa foi orientada por Carlos Pires.

Na quinta-feira, os transmontanos, na oitava posição, recebem o Estoril-Praia, 13.º, no qual o espanhol Pedro Gómez Carmona procura o primeiro triunfo, depois da derrota na estreia com o Benfica (1-0).

No mesmo dia, o Nacional, na 15.ª posição e com apenas um triunfo nos últimos nove encontros, recebe o Boavista, 14.º e que tenta afastar-se um pouco mais da zona de despromoção.

Com os mesmos 11 pontos de Nacional e Moreirense está o Feirense, 17.º e penúltimo classificado e primeiro abaixo da 'linha de água', recebe um mais tranquilo Paços de Ferreira, 12.º, com mais cinco pontos do que o conjunto de Santa Maria da Feira.

Na sexta-feira, o 'lanterna-vermelha' Tondela, com 10 pontos, joga em casa do Vitória de Setúbal, 11.º, com 16.

Programa da 15.ª jornada:

- Quinta-feira, 15 dez:

FC Porto - Marítimo, 2-1 (1-0)

- Quarta-feira, 21 dez

Benfica -- Rio Ave, 18:00 (BTV)

- Quinta-feira, 22 dez

Nacional -- Boavista, 17:00 (SportTV)

Sporting de Braga -- Moreirense, 19:00 (SportTV)

Feirense -- Paços de Ferreira, 19:00 (SportTV)

Belenenses -- Sporting, 21:00 (SportTV)

Desportivo de Chaves -- Estoril-Praia, 21:00 (SportTV)

- Sexta-feira, 23 dez

Vitória de Setúbal -- Tondela, 19:00 (SportTV)

Arouca -- Vitória de Guimarães, 21:00 (SportTV)

Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.