sicnot

Perfil

Desporto

Presidente da UEFA adverte que Croácia arrisca-se a "pesadas sanções"

© / Reuters

A Croácia arrisca-se a "pesadas sanções" por causa da violência e provocações neonazis dos seus 'hooligans', advertiu esta terça-feira o presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin.

"Falei com o primeiro-ministro, Andrej Plenkovic, e com Davor Suker, o presidente da Federação Croata de Futebol (HNS), da possibilidade séria de sanções mais duras", disse à comunicação social Ceferin, que está em visita a Zagreb.

Ceferin, evocou "o problema dos adeptos, dos incidentes, que poderão terminar em pesadas sanções contra o futebol croata".

Quanto a Davor Suker, pediu por seu lado às autoridades do seu país "uma lei justa sobre o hooliganismo".

Os adeptos croatas estão entre os mais violentos do mundo e nos estádios do país são regularmente ouvidos cânticos pró-nazis e mostrados símbolos ligados ao regime colaboracionista ustachi, que governou a Croácia na II Guerra Mundial.

No Euro2016, o jogo contra a República Checa teve de ser interrompido por causa do arremesso de fumígenos por parte dos croatas.

Em junho de 2015, adeptos da seleção pintaram uma cruz suástica no terreno, antes de um jogo contra a Itália, em Split.

Com regularidade, os mais radicais entoam a saudação ustachi, 'Za dom Spremmi' - o que aconteceu sábado nas bancadas do Hajduk Split -Dinamo de Zagreb.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22