sicnot

Perfil

Desporto

Antigo dirigente da FIBA condenado a 10 anos de prisão por corrupção

Xiao Tian, antigo vice-presidente da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e ex-subdiretor da Administração Geral dos Desportos da China, foi hoje condenado a dez anos e meio de prisão devido a corrupção.

O tribunal popular da cidade de Nanyang ditou a sentença depois de ter dado como provado que Tian aceitou subornos de mais de um milhão de euros e que aproveitou os cargos, que ocupou entre 1997 e 2014, para favorecer outras pessoas.

Além da pena de prisão, o antigo 'número dois' do desporto chinês terá que devolver todo o dinheiro que foi obtido ilicitamente e pagar uma multa de cerca de 70 mil euros.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC