sicnot

Perfil

Desporto

FIFPro apela a boicote nas transferências de futebolistas para clubes sérvios

HOMEM DE GOUVEIA / Lusa

A Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) pediu esta quarta-feira um boicote aos clubes sérvios durante o mercado de inverno de transferências devido a problemas de incumprimentos salariais.

Um relatório recente da FIFPro indica que 68% dos futebolistas que jogam na Sérvia não recebem o salário no prazo previsto e que 89% foram pressionados a transferir-se.

Segundo a FIFPro, a federação de futebol da Sérvia recusou conversações com representantes dos jogadores e aumentou as taxas para futebolistas que queiram iniciar processos judiciais contra os clubes.

"Esta é uma violação clara dos direitos fundamentais dos jogadores (...) e até que a situação esteja resolvida recomendamos que não vão jogar para a Sérvia", afirmou Theo van Seggelen, secretário-geral da FIFPro.

O presidente do sindicato de futebolistas da Sérvia, Mirko Poledica, citado pela FIFPro, referiu que quando um jogador "assina um contrato com um clube sérvio tem 50% de hipóteses de terminar em tribunal".

Lusa

  • Mercado de transferências começa a mexer
    1:38

    Desporto

    O central português Pepe recebeu uma proposta de 15 milhões de euros por ano de um clube chinês, o triplo do que ganha no Real Madrid mas Zidane quer que fique. O mercado de transferências está aberto e o Benfica está perto de contratar o lateral esquerdo brasileiro Hermes, que chegará a "custo zero". Sérgio Oliveira pode estar de saída do FCPorto, tal como João Pereira está de saída do Sporting para o Trabzonspor. Draxler foi oficializado no PSG.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.