sicnot

Perfil

Desporto

Valor potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é de 102 milhões de euros

Cristiano Ronaldo, 40 milhões de seguidores

© Felix Ausin Ordonez / Reuters

Cristiano Ronaldo está avaliado em 102 milhões de euros, no que toca aos "valores potenciais de receitas", revelou um estudo esta sexta-feira divulgado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

O IPAM criou, há seis anos, o Sports Reputation Index (SRI), um índice que avalia "reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático" de desportistas para analisar o potencial da 'marca' associada. Em 2017, a análise recaiu sobre o astro português, que representa os espanhóis do Real Madrid.

"O valor potencial de um futebolista calcula-se somando os valores potenciais de receitas através do salário e dos direitos de imagem obtidos através de contratos comerciais com marcas", lê-se no estudo.

O responsável técnico pelo estudo, o diretor executivo do IPAM Daniel Sá, explicou à Lusa que o trabalho "avalia o valor de Cristiano Ronaldo como se fosse a faturação de uma empresa" para compreender a capacidade do jogador para gerar receitas.

"Procuramos avaliar o que é Ronaldo na sua dimensão futebolística e não só. Olhamos pela analogia de ser uma empresa, calculando o que faturaria por ano", acrescentou o investigador.

A análise assenta sobre seis eixos que englobam 28 variáveis: as receitas obtidas, através do salário, patrocínios e direitos de imagem; a presença na comunicação social; a presença nas redes sociais; o palmarés individual e coletivo do jogador; o aspeto social, que engloba "referências em livros e artigos científicos e rankings de celebridades"; e o impacto nas instituições que representa, da seleção portuguesa ao Real Madrid.

No cômputo geral, o "camisola sete" atinge os 94 pontos em 100 possíveis, sendo que atinge o valor máximo no capítulo das receitas obtidas, com o IPAM a estimar ganhos salariais superiores a 49 milhões de euros e 28 milhões decorrentes de direitos de imagem, e nas redes sociais e presença na Internet, onde o português tem mais de 100 milhões de seguidores nas várias redes sociais.

Em relação a 2015, o valor potencial do 'capitão' da seleção que foi campeã europeia no Euro2016, em França, quase duplicou: de 55 milhões para os 102 de 2017.

O IPAM avalia o desempenho de Cristiano Ronaldo desde que criou o SRI, em 2011, quando o valor da marca do jogador era de 24,5 milhões de euros.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.