sicnot

Perfil

Desporto

Valor potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é de 102 milhões de euros

Cristiano Ronaldo, 40 milhões de seguidores

© Felix Ausin Ordonez / Reuters

Cristiano Ronaldo está avaliado em 102 milhões de euros, no que toca aos "valores potenciais de receitas", revelou um estudo esta sexta-feira divulgado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

O IPAM criou, há seis anos, o Sports Reputation Index (SRI), um índice que avalia "reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático" de desportistas para analisar o potencial da 'marca' associada. Em 2017, a análise recaiu sobre o astro português, que representa os espanhóis do Real Madrid.

"O valor potencial de um futebolista calcula-se somando os valores potenciais de receitas através do salário e dos direitos de imagem obtidos através de contratos comerciais com marcas", lê-se no estudo.

O responsável técnico pelo estudo, o diretor executivo do IPAM Daniel Sá, explicou à Lusa que o trabalho "avalia o valor de Cristiano Ronaldo como se fosse a faturação de uma empresa" para compreender a capacidade do jogador para gerar receitas.

"Procuramos avaliar o que é Ronaldo na sua dimensão futebolística e não só. Olhamos pela analogia de ser uma empresa, calculando o que faturaria por ano", acrescentou o investigador.

A análise assenta sobre seis eixos que englobam 28 variáveis: as receitas obtidas, através do salário, patrocínios e direitos de imagem; a presença na comunicação social; a presença nas redes sociais; o palmarés individual e coletivo do jogador; o aspeto social, que engloba "referências em livros e artigos científicos e rankings de celebridades"; e o impacto nas instituições que representa, da seleção portuguesa ao Real Madrid.

No cômputo geral, o "camisola sete" atinge os 94 pontos em 100 possíveis, sendo que atinge o valor máximo no capítulo das receitas obtidas, com o IPAM a estimar ganhos salariais superiores a 49 milhões de euros e 28 milhões decorrentes de direitos de imagem, e nas redes sociais e presença na Internet, onde o português tem mais de 100 milhões de seguidores nas várias redes sociais.

Em relação a 2015, o valor potencial do 'capitão' da seleção que foi campeã europeia no Euro2016, em França, quase duplicou: de 55 milhões para os 102 de 2017.

O IPAM avalia o desempenho de Cristiano Ronaldo desde que criou o SRI, em 2011, quando o valor da marca do jogador era de 24,5 milhões de euros.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.