sicnot

Perfil

Desporto

Paulo Gonçalves sexto na oitava etapa do Dakar

DAVID FERNANDEZ

O motard Paulo Gonçalves (Honda) foi esta terça-feira sexto classificado na oitava etapa do rali todo-o-terreno Dakar2017, marcada por forte intempérie e vencida pelo seu colega de equipa espanhol Joan Barreda.

Neste seu segundo triunfo no Dakar2017, Barreda impôs-se em 4:28.21 horas, batendo dois rivais da KTM, o austríaco Matthias Walkner, por 3.51 minutos, e o britânico Sam Sunderland, por 3.54, que assim ampliou a vantagem na liderança para os principais perseguidores.

Paulo Gonçalves, que manteve a oitava posição na geral, chegou a 7.06, atrás do colega de equipa francês Michael Metge, a 4.25 e do espanhol Pedrero Garcia (Sherco), a 6.00.

O chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna) chegou a 7.07 e o francês Xavier de Soultrait (Yamaha) a 9.31, perdendo terreno para o líder.

Assim, Sam Sunderland tem 20.58 minutos de avanço para Quintanilla, 34.14 para Walkner e 50.10 para De Soultrait: Paulo Gonçalves está a 1:08.34.

Além de Paulo Gonçalves, há mais três pilotos no Top 30: Hélder Rodrigues (Yamaha) caiu três lugares para 16.º a 02:02.45, Mário Patrão (KTM) desceu uma posição para 21.º a 2:22.35 e Gonçalo Reis (KTM) manteve o 29.º posto, a 3:38.42.

A jornada de hoje, que ligou a cidade boliviana de Uyuni à argentina Jujuy foi encurtada devido à forte chuva que levou ao excesso de caudal de um rio.

Face ao imprevisto, os 492 quilómetros cronometrados foram reduzidos em 72 quilómetros, separados em duas partes, de 174 e 246, respetivamente.

Nos automóveis, o francês Sébastien Loeb (Peugeot) conquistou a sua terceira etapa e recuperou assim a liderança da geral.

Loeb terminou a etapa em 4:11.02, batendo os seus colegas de equipa Stéphane Peterhansel (a 3.35), a quem recuperou a liderança por 1.38 minutos, e Cyril Despres (a 5.13).

A nona etapa ligará Salta a Chilecito, um tarjeto de 977 quilómetros, 406 deles cronometrados.

Lusa

  • Arderam mais duas casas em Mação

    País

    O presidente da Câmara de Mação, distrito de Santarém, disse esta quarta-feira que durante a tarde arderam duas casas em aldeias do concelho e que as chamas que lavram desde domingo estão longe de estar controladas.

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14