sicnot

Perfil

Desporto

Barcelona vira eliminatória e avança na Taça do Rei

Neymar apontou o segundo golo da equipa catalã.

© Albert Gea / Reuters

O Barcelona não teve a tarefa facilitada, mas conseguiu eliminar hoje o Athletic de Bilbau nos oitavos de final da Taça do Rei em futebol, com 3-1 no jogo da segunda mão, no Camp Nou.

Os bascos traziam uma vantagem 'magra' de 2-1 e ainda deram luta, quando reduziram para os mesmos números, 'anulando' assim os dois primeros golos dos catalães, após o que Lionel Messi tudo decidiu, com um primoroso golo de livre direto, aos 78 minutos.

A equipa treinada por Luis Enrique assumiu com grande empenho a preparação do jogo e nem sequer esteve na gala da FIFA que coroou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo.

A tarefa não era fácil, já que os bilbaínos são uma das equipas mais fortes de 'La Liga', em que ocupam o sétimo lugar, só que o 'tridente' da casa esteve mesmo em dia sim, com Luis Suárez e Neymar a também 'faturarem' esta noite.

Um grande golo do uruguaio, aos 35 minutos, dava vantagem ao FC Barcelona - a passe longo de Neymar, teve arte para se posicionar sem marcação do lado direito e rematar forte para golo.

Pouco depois do recomeço do jogo, tudo parecia ficar resolvido: Neymar 'ganhou' uma grande penalidade e ele mesmo a convertou, indicava o marcador 48 minutos.

Mas não seria assim e, aos 51, Saborit relançou a eliminatória, já que o seu golo colocava tudo de novo em igualdade.

Depois de vários livres diretos com execução defeituosa, Messi conseguiu finalmente o seu 'golpe de magia' aos 78 minutos, com primorosa colocação da bola, a garantir a continuação da sua equipa em prova.

Com o Atlético de Madrid já apurado desde a véspera, juntaram-se ao FC Barcelona, na qualificação para os 'quartos' obtida hoje, Alavés, Real Sociedad e Alcorcón.

Com o português Nélson na equipa, o Alcorcón, da segunda divisão, ganhou por 2-0 no terreno do Córdoba, do mesmo escalão, após um 'nulo' na primeira mão.

Luisinho esteve no 'onze' do Deportivo da Corunha que empatou 1-1 no campo do Alavés, resultado insuficiente para superar o 2-2 da primera mão.

Em Villarreal, a Real Sociedad aguentou bem o 3-1 da primeira mão e saiu do campo do adversário com um mais que suficiente 1-1.

Os 'oitavos' completam-se na quinta-feira, com os jogos Sevilha-Real Madrid (0-3 na primeira mão), Celta-Valência (4-1) e Eibar-Osasuna (3-0).

Lusa

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28