sicnot

Perfil

Desporto

Deslizamento de terras anula 9ª etapa do Dakar

© POOL New / Reuters

A 9ª etapa do rali todo-o-terreno Dakar2017 foi anulada na terça-feira devido a um deslizamento de terras que bloqueou parte da caravana, anunciou a organização.

"Na sequência de um deslizamento de terras, causado por uma tempestade, o traçado que ligava a caravana ao acampamento, a 160 quilómetros de Salta [Argentina], ficou barrado", explicou a organização em comunicado.

Em virtude do deslizamento de terras, que obrigou à evacuação de um milhar de pessoas na cidade de Vulcan, a 1.530 quilómetros de Buenos Aires, as estradas ficaram bloqueadas, impedindo a passagem de veículos.

"O dia de amanhã [hoje] será dedicado a reagrupar todo o grupo [caravana] em Chilecito, de modo a prosseguir a prova e a realizar a décima etapa, entre Chicelito e San Juan [quinta-feira]", explicaram os responsáveis do Dakar2017.

Na etapa de terça-feira, que ligou a cidade boliviana de Uyuni à argentina Jujuy, foi encurtada devido à forte chuva que levou à subida do caudal de um rio.

Com oito etapas concluídas, o britânico Sam Sunderland (KTM) lidera em motos, enquanto Paulo Gonçalves (Honda) é o melhor português, seguindo na oitava posição.

Além de Paulo Gonçalves, há mais três pilotos no 'Top 30': Hélder Rodrigues (Yamaha), 16.º, Mário Patrão (KTM), 21.º e Gonçalo Reis (KTM), 29.º.

Nos automóveis, onde não competem pilotos portugueses, lidera o francês Stephane Peterhansel (Peugeot).

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.