sicnot

Perfil

Desporto

Pilotos do Dakar solidários com vítimas do deslizamento de terras em Jujuy

© POOL New / Reuters

Os pilotos do Dakar 2017 solidarizaram-se esta quarta-feira com as vítimas do deslizamento de terras ocorrido na província de Jujuy, Argentina, que causou duas vítimas mortais e levou à suspensão da nona etapa desta prova todo-o-terreno.

"É uma pena que náo se possa realizar a etapa, mas isto é apenas desporto. O drama é o que vive a povoação afetada, que perdeu as suas casas e pertences", disse Nani Roma (Toyota).

Pelo menos duas pessoas morreram e um milhar teve de ser evacuado depois de um aluimento de terras em Volcán, a 1.530 quilómetros a noroeste de Buenos Aires.

A também espanhola Cristina Gutiérrez (Mitsubishi) disse sentir-se "próxima de todos os afetados", recordando que foram "anfitriões incríveis".

"Está claro que o Dakar é o evento nacional aqui e o que aconteceu é uma situação muito difícil, que ninguém merece. É algo que não esquecerão, mas oxalá que o Dakar volte e que este povo volte a ser feliz", completou.

A compatriota Laia Sanz (KTM) lamentou a suspensão da etapa, "mas era o lógico depois do que aconteceu".

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

    Mundo

    Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado, quinta-feira à noite, perto de Meca, na Arábia Saudita, a um mês da peregrinação muçulmana anual do hajj, anunciou a coligação árabe que intervém no Iémen.