sicnot

Perfil

Desporto

Sam Sunderland lidera Dakar após 10 etapas

© POOL New / Reuters

O motard francês Michael Metge (Honda) venceu esta quinta-feira a 10.ª etapa do rali todo-o-terreno Dakar2017, na qual o británico Sam Sunderland reforçou o comando, após a desistência do perseguidor Pablo Quintanilha (Husqvarna).

O chileno Quintanilha era segundo na geral, mas abandonou por doença, segundo informou a organização: assim, Sunderland tem agora 30.01 minutos de avanço sobre o austríaco Matthias Walkner (KTM), a duas etapas do fim.

Na ligação entre Chilecito e San Juan, um trajeto de 751 quilómetros, 449 cronometrados, Hélder Rodrigues (Yamaha) foi o melhor português, em sexto lugar, a 6.41 de Metge (5:48.50), enquanto Paulo Gonçalves foi nono a 9.38.

O espanhol Joan Barreda (Honda) foi o segundo, ficando a 55 segundos de Metge, enquanto o eslovaco Stefan Svitko (KTM) completou o pódio, a 1.19: Walkner passou a meta a 13.48 do primeiro.

Sam Sunderland comanda com 28:07.59 horas, tendo Walkner a 30.01 e Farres Guell (KTM) a 38.43: Barreda é apenas quinto, a 53.47, mas a Honda anunciou que vai recorrer da sanção de uma hora de penalização imposta a toda a equipa, na quarta etapa, por um abastecimento em zona proibida, pelo que a aceitação do recurso lhe daria a liderança.

Com o infortúnio de Quintanilla, Paulo Gonçalves subiu um lugar para sétimo, a 1:00.11, enquanto Hélder Rodrigues galgou quatro posições para 12.º, a 1:51.25: com o 19.º a 51.10, Joaquim Rodrigues (Hero) caiu cinco lugares para 15.º, a 2:09.09.

Nos automóveis, o francês Sebastién Loeb (Peugeot) triunfou em 4:54.28, à frente dos compatriotas e colegas de equipa Cyril Despres (a 2.33) e Stephan Perterhansel (a 6.45), que se atrasou cerca de 10 minutos para prestar auxílio a um motard que tinha atingido.

A vítima foi o esloveno Simon Marcic, com uma fratura aberta da tíbia e perónio esquerdo: dizem os regulamentos que quando um competidor presta assistência a outro o tempo lhe é restituído, pelo que ainda poderá terminar a jornada na liderança.

Na geral, provisória, Loeb reforçou o comando, que agora é de 8.23 para Peterhansel e 19.50 para Despres.

A 11.ª tirada disputa-se na sexta-feira e levará os pilotos até Río Cuarto, um trajeto de 754 quilómetros, 288 deles cronometrados.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25