sicnot

Perfil

Desporto

Três halterofilistas chinesas perdem ouro conquistado em Pequim2008

© TIM WIMBORNE / Reuters

Três campeãs olímpicas de halterofilismo nos Jogos de Pequim2008 foram esta quinta-feira desclassificadas na sequência da reanálise das amostras recolhidas na época, anunciou esta quinta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI).

As chinesas Cao Lei (75 kg), Chen Xiexia (48 kg) e Liu Chunhong (69 kg) vão ter de entregar as medalhas de ouro conquistadas nos Jogos disputados no seu país.

Além das três halterofilistas chinesas, também a bielorrussa Nadzeya Ostapchuk perdeu o bronze conquistado no lançamento do peso em Pequim2008.

Outros quatro atletas foram desclassificados por terem dado positivo por doping na reanálise das amostras recolhidas nas edições de 2008 e 2012 dos Jogos Olímpicos: a bielorrussa Darya Pchelnik, quarta no lançamento do martelo em Pequim2008, a halterofilista turca Sibel Simsek, quarta nos 63 kg em Londres2012, e do halterofilista Intigam Zairov, do Azerbaijão, e Norayr Vardanyan, respetivamente sexto e 11.º nos 94 kg em Londres2012.

O COI registou mais de 100 positivos desde que, no verão de 2015, empreendeu a reanálise de amostras dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e de Londres2012 com métodos científicos mais avançados que não existiam à data.

Lusa

  • "É mais um notável tiro no pé de Passos Coelho"
    4:04

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite, a polémica em torno de Pedro Passos Coelho, depois do presidente do PSD ter pedido desculpas por ter "usado informação não confirmada", ao falar na existência de suicídios, depois desmentidos, como consequência da falta de apoio psicológico na tragédia de Pedrógão Grande. Sousa Tavares considera que Passos Coelho deu "mais um tiro no pé" e defende que o líder da oposição "está notoriamente desgastado" e "caminha para uma tragédia eleitoral autárquica".

    Miguel Sousa Tavares

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • Simplex+2017 promete simplificar burocracia
    1:08

    País

    Já está online o novo Simplex+2017, que vai simplificar a vida dos cidadãos, empresas e administração pública. Pagar impostos com cartão de crédito e ter o cartão de cidadão ou a carta de condução no telemóvel são alguns exemplos do que está previsto.

  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.