sicnot

Perfil

Desporto

Três halterofilistas chinesas perdem ouro conquistado em Pequim2008

© TIM WIMBORNE / Reuters

Três campeãs olímpicas de halterofilismo nos Jogos de Pequim2008 foram esta quinta-feira desclassificadas na sequência da reanálise das amostras recolhidas na época, anunciou esta quinta-feira o Comité Olímpico Internacional (COI).

As chinesas Cao Lei (75 kg), Chen Xiexia (48 kg) e Liu Chunhong (69 kg) vão ter de entregar as medalhas de ouro conquistadas nos Jogos disputados no seu país.

Além das três halterofilistas chinesas, também a bielorrussa Nadzeya Ostapchuk perdeu o bronze conquistado no lançamento do peso em Pequim2008.

Outros quatro atletas foram desclassificados por terem dado positivo por doping na reanálise das amostras recolhidas nas edições de 2008 e 2012 dos Jogos Olímpicos: a bielorrussa Darya Pchelnik, quarta no lançamento do martelo em Pequim2008, a halterofilista turca Sibel Simsek, quarta nos 63 kg em Londres2012, e do halterofilista Intigam Zairov, do Azerbaijão, e Norayr Vardanyan, respetivamente sexto e 11.º nos 94 kg em Londres2012.

O COI registou mais de 100 positivos desde que, no verão de 2015, empreendeu a reanálise de amostras dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e de Londres2012 com métodos científicos mais avançados que não existiam à data.

Lusa

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Mesquita é demasiado pequena para a quantidade de fiéis que há em Lisboa
    1:16
  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00