sicnot

Perfil

Desporto

João Sousa vai disputar a final do torneio de ténis de Auckland

© Aly Song / Reuters

O tenista português João Sousa, 44.º do ranking mundial, qualificou-se hoje para a final do torneio de Auckland, Nova Zelândia, ao vencer o cipriota Marcos Baghdatis, 36.º do ranking mundial.

João Sousa ganhou a partida das meias-finais por 6-1 e 7-5 e vai disputar a final com o norte-americano Jack Sock, que venceu o também norte-americano Steve Johnson. O tenista português tinha-se qualificado na quinta-feira para as meias-finais ao vencer o holandês Robin Haase, 58.º do circuito, por 6-3 e 6-2, em 57 minutos.

Esta será a oitava final que João Sousa disputa na carreira. No sábado, tentará conquistar o terceiro título no circuito, depois das vitórias nos torneio de Kuala Lumpur, em 2013, e Valência, Espanha, em 2015. No seu percurso no circuito profissional, João Sousa disputou mais cinco finais, duas em 2014, em Bastad, na Suécia, e Metz, em França, e três em 2015, em São Petersburgo, na Rússia, Umag, na Croácia, e Genebra.

Na final de sábado, João Sousa defronta Jack Sock, 23.º da hierarquia, pela segunda vez na carreira. O primeiro confronto ocorreu em 2016, na terceira ronda do Masters 1000 de Madrid, com o português a vencer o norte-americano em três 'sets', por 6-1, 6-7 (3-7) e 6-2.

Nessa edição do torneio madrileno, João Sousa acabou por ser eliminado nos quartos de final pelo espanhol Rafael Nadal, antigo líder do 'ranking' mundial. Jack Sock tem apenas um troféu no palmarés, conquistado em 2015 no torneio de Houston, Estados Unidos, tendo disputado mais quatro finais: as duas últimas edições do torneio de Estocolmo e as edições de 2016 de Houston e Auckland.

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.