sicnot

Perfil

Desporto

Van Basten quer o futebol sem cartões amarelos e sem foras de jogo

© Arnd Wiegmann / Reuters

O holandês Marco van Basten, um dos melhores avançados da história e atual diretor técnico da FIFA, defendeu esta quarta-feira uma verdadeira revolução no futuro do futebol, incluindo a extinção do cartão amarelo e do fora de jogo.

Em entrevista à publicação germânica Sport Bild, o agora dirigente de 52 anos defendeu o aumento do número de substituições para seis e a figura do capitão de equipa como o único que pode falar diretamente com o árbitro.

"Estamos à procura de maneiras de melhorar o jogo, para que seja mais dinâmico, mais interessante e também mais honesto. Há muitas variações que vamos tentar nos próximos anos", afirmou Van Basten.

Para o ex-jogador de AC Milan e Ajax, os cartões amarelos devem ser substituídos por penalizações temporárias, com as equipas a ficarem reduzidas a "10 jogadores ou menos durante período de cinco a 10 minutos".

"Acho que isso deixaria a equipas com mais receio em fazer faltas. Também acho que se deveria aumentar o número de substituições. Ainda há pouco tempo, o Pep Guardiola perguntava-me a razão para não se poder fazer seis alterações num só encontro", referiu o holandês.

Além de abolir o fora de jogo, Marco van Basten quer introduzir um shoot-out, com os jogadores a terem cerca de oito segundos para marcar golo, isolados perante o guarda-redes, que não pode sair da grande área.

Em 2011, Van Basten foi 'trunfo' da candidatura de Bruno de Carvalho e esteve perto de ser treinador do Sporting, mas na altura o dirigente 'leonino' foi derrotado tangencialmente nas eleições, que resultaram na vitória de Godinho Lopes.

O holandês destacou-se nos anos 80 e 90 como um dos melhores avançados da história, tendo marcado mais de 300 golos durante a sua carreira.

Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.