sicnot

Perfil

Desporto

Bundesliga prepara introdução de vídeo-árbitro no arranque da temporada 2017/18

O campeonato alemão de futebol vai introduzir o vídeo-árbitro logo no arranque da temporada 2017/18, tornando-se o primeiro a implementar o novo método no campeonato, anunciou esta quinta-feira a Bundesliga, em comunicado.

A Liga alemã de futebol adiantou ainda que os árbitros assistentes de vídeo (VAR) estarão concentrados num único local durante o jogo, à semelhança do que sucede na liga norte-americana de basquetebol (NBA).

A tecnologia tem sido testada na presente temporada na "Bundesliga", mas ainda em modo "offline" e sem qualquer intervenção nos jogos.

Vários países, incluindo Portugal, têm também testado nos últimos meses o vídeo-árbitro.

O organismo da FIFA que rege as leis do jogo (International Board) tem trabalhado em conjunto com várias ligas para introduzir os VAR antes do Campeonato do Mundo de futebol na Rússia, em 2018.

A FIFA pretende que o vídeo árbitro seja utilizado relativamente a situações de "erro claro" em quatro situações: golos mal anulados ou validados, grandes penalidades, cartões vermelhos e jogadores expulsos e enganos na identificação de jogadores.

A IFAB deverá decidir no início do próximo ano a utilização de VAR no Campeonato do Mundo.A VAR foi já utilizada no Mundial de Clubes de futebol que se disputou em dezembro no Japão, tendo sido a primeira vez que a tecnologia foi testada numa prova organizada pelo organismo de cúpula do futebol mundial.

Lusa

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • Conselho Europeu elege sedes de agências em novembro

    Mundo

    Os líderes da UE adotaram os critérios para a escolha das cidades que acolherão as sedes das agências europeias atualmente em Londres, uma das quais a do Medicamento, que Portugal quer receber, agendando a eleição para novembro.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.