sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto conclui pagamento do financiamento para construção do Dragão

O FC Porto revelou esta quarta-feira que concluiu o pagamento na totalidade do financiamento à construção do Estádio do Dragão, projeto que 'nasceu' para o Euro2004 de futebol e que custou 125 milhões de euros.

"O Estádio do Dragão está pago na totalidade. A última prestação do financiamento (40 milhões de euros) já foi liquidada. O projeto custou 125 milhões de euros", anunciou o clube no seu sítio oficial na internet.

Segundo os 'dragões', "a última tranche estava agendada para setembro de 2018, porém o clube decidiu antecipar o pagamento, devido às elevadas taxas de juro e contas de garantia associadas".

Assim, o FC Porto diz ser o único clube que construiu ou remodelou o seu estádio no âmbito do Euro2004 a pagar todos os custos do projeto.

"Isto foi conseguido sem renegociação de contratos e com um cumprimento rigoroso do acordado, do primeiro ao último dia -- um aspeto em que os 'Dragões' já eram caso único. Com o referido empréstimo de 40 milhões de euros, o clube teve um encargo total de pouco mais de 62 milhões", esclarecem os 'azuis e brancos'.

A construção do recinto começou em 2001 e foi concluída em 2003, tendo sido inaugurado a 16 de novembro com um jogo particular com o FC Barcelona (2-0), que marcou a estreia de Messi pela equipa sénior catalã.

O primeiro encontro oficial só decorreu, no entanto, a 07 de fevereiro de 2004, com um triunfo por 2-1 frente à União de Leiria.

Ao longo de mais de 13 anos, o estádio foi fez parte da história de mais 22 títulos da equipa principal, com destaque para a Liga dos Campeões 2003/04, cujo percurso em casa, na fase a eliminar, foi totalmente cumprido no novo recinto.

Além disso, destaque para uma conquista da Liga Europa, uma da Taça Intercontinental, oito da I Liga portuguesa, quatro da Taça de Portugal e sete da Supertaça.

Ao todo, o Estádio do Dragão já acolheu 307 encontros oficiais do FC Porto, em que a equipa obteve 229 vitórias, 49 empates e apenas 29 derrotas, marcando 669 golos e sofrendo 187.

O melhor marcador da história do recinto é o colombiano Jackson Martínez, com 49 golos apontados entre 2012 e 2015.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.