sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto conclui pagamento do financiamento para construção do Dragão

O FC Porto revelou esta quarta-feira que concluiu o pagamento na totalidade do financiamento à construção do Estádio do Dragão, projeto que 'nasceu' para o Euro2004 de futebol e que custou 125 milhões de euros.

"O Estádio do Dragão está pago na totalidade. A última prestação do financiamento (40 milhões de euros) já foi liquidada. O projeto custou 125 milhões de euros", anunciou o clube no seu sítio oficial na internet.

Segundo os 'dragões', "a última tranche estava agendada para setembro de 2018, porém o clube decidiu antecipar o pagamento, devido às elevadas taxas de juro e contas de garantia associadas".

Assim, o FC Porto diz ser o único clube que construiu ou remodelou o seu estádio no âmbito do Euro2004 a pagar todos os custos do projeto.

"Isto foi conseguido sem renegociação de contratos e com um cumprimento rigoroso do acordado, do primeiro ao último dia -- um aspeto em que os 'Dragões' já eram caso único. Com o referido empréstimo de 40 milhões de euros, o clube teve um encargo total de pouco mais de 62 milhões", esclarecem os 'azuis e brancos'.

A construção do recinto começou em 2001 e foi concluída em 2003, tendo sido inaugurado a 16 de novembro com um jogo particular com o FC Barcelona (2-0), que marcou a estreia de Messi pela equipa sénior catalã.

O primeiro encontro oficial só decorreu, no entanto, a 07 de fevereiro de 2004, com um triunfo por 2-1 frente à União de Leiria.

Ao longo de mais de 13 anos, o estádio foi fez parte da história de mais 22 títulos da equipa principal, com destaque para a Liga dos Campeões 2003/04, cujo percurso em casa, na fase a eliminar, foi totalmente cumprido no novo recinto.

Além disso, destaque para uma conquista da Liga Europa, uma da Taça Intercontinental, oito da I Liga portuguesa, quatro da Taça de Portugal e sete da Supertaça.

Ao todo, o Estádio do Dragão já acolheu 307 encontros oficiais do FC Porto, em que a equipa obteve 229 vitórias, 49 empates e apenas 29 derrotas, marcando 669 golos e sofrendo 187.

O melhor marcador da história do recinto é o colombiano Jackson Martínez, com 49 golos apontados entre 2012 e 2015.

Lusa

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira