sicnot

Perfil

Desporto

Federação Russa divulga 31 atletas que pediram para competir sob bandeira neutra

© Kai Pfaffenbach / Reuters

A Federação Russa de Atletismo divulgou esta quarta-feira o nome de 31 atletas, entre os quais campeões do mundo, que requereram a participarão em provas sob bandeira neutra, devido à suspensão imposta à Rússia na sequência do escândalo de doping.

A Rússia está proibida desde novembro de 2015 pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) de participar em competições internacionais da modalidade devido a um escândalo de doping.

O escândalo de doping na Rússia foi conhecido após um relatório do jurista canadiano Richard McLaren, solicitado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que denunciou um programa institucionalizado de dopagem no país.Ivan Ukhov, campeão olímpico do salto em altura em 2012, Sergei Shubenkov, campeão do mundo dos 110 metros barreiras em 2015, Lukman Adams, campeão do mundo de triplo salto em 2014, e Maria Kuchina, campeã do mundo de salto em altura em 2015, integram a lista divulgada pela federação russa.

Yekaterina Koneva, campeã do mundo de triplo salto em 2014, Svetlana Shkolina, medalha de bronze de salto em altura nos Jogos Olímpicos Londres2012, Anzhelika Sidorova, campeã da Europa de salto em altura em 2014, fazem também parte da lista.

A participação dos atletas sob bandeira neutra terá ainda de ser aprovada pela IAAF e pressupõe que os atletas candidatos não tenham tido nenhum envolvimento no escândalo de doping.Em fevereiro, a IAAF decidirá sobre o levantamento da suspensão da Rússia.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50