sicnot

Perfil

Desporto

Federação Russa divulga 31 atletas que pediram para competir sob bandeira neutra

© Kai Pfaffenbach / Reuters

A Federação Russa de Atletismo divulgou esta quarta-feira o nome de 31 atletas, entre os quais campeões do mundo, que requereram a participarão em provas sob bandeira neutra, devido à suspensão imposta à Rússia na sequência do escândalo de doping.

A Rússia está proibida desde novembro de 2015 pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) de participar em competições internacionais da modalidade devido a um escândalo de doping.

O escândalo de doping na Rússia foi conhecido após um relatório do jurista canadiano Richard McLaren, solicitado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), que denunciou um programa institucionalizado de dopagem no país.Ivan Ukhov, campeão olímpico do salto em altura em 2012, Sergei Shubenkov, campeão do mundo dos 110 metros barreiras em 2015, Lukman Adams, campeão do mundo de triplo salto em 2014, e Maria Kuchina, campeã do mundo de salto em altura em 2015, integram a lista divulgada pela federação russa.

Yekaterina Koneva, campeã do mundo de triplo salto em 2014, Svetlana Shkolina, medalha de bronze de salto em altura nos Jogos Olímpicos Londres2012, Anzhelika Sidorova, campeã da Europa de salto em altura em 2014, fazem também parte da lista.

A participação dos atletas sob bandeira neutra terá ainda de ser aprovada pela IAAF e pressupõe que os atletas candidatos não tenham tido nenhum envolvimento no escândalo de doping.Em fevereiro, a IAAF decidirá sobre o levantamento da suspensão da Rússia.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.