sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto recebe Sporting com os olhos na liderança do Benfica

Estádio do Dragão (Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

O FC Porto pode chegar provisoriamente à liderança da I Liga portuguesa de futebol no sábado, no clássico com o Sporting da 20.ª jornada, na qual o líder Benfica procura regressar aos triunfos.

Depois de na última ronda ter reduzido para um ponto a distância para a liderança, o FC Porto recebe o Sporting, única equipa que o derrotou esta temporada no campeonato, na terceira jornada, por 2-1, em Alvalade.

Os "dragões" chegam a este encontro praticamente na máxima força, uma vez que apenas Rúben Neves, pouco utilizado, está lesionado, enquanto os 'leões' não poderão contar com William Carvalho, suspenso por um jogo.

Em estreia no FC Porto pode estar brasileiro Soares, único reforço de inverno do clube, enquanto no Sporting Francisco Geraldes e Daniel Podence, "resgatados" ao Moreirense, já podem ser utilizados.

Desde a chegada de Jorge Jesus a Alvalade, no início da época passada, o Sporting venceu sempre o FC Porto, em três encontros, e ganhou na última temporada no Dragão, onde não vencia para o campeonato desde 2006/07.

O FC Porto chega a este encontro após três vitórias consecutivas para o campeonato, que lhe permitiram reduzir a um ponto a distância para o Benfica, enquanto o Sporting regressou aos triunfos na última jornada, após três jogos sem vencer, mas pode entrar em campo na quarta posição, caso o Sporting de Braga vença hoje o encontro em atraso com o Rio Ave.

Ainda na liderança, após ter desperdiçado cinco pontos nas três rondas anteriores, o Benfica recebe o Nacional, procurando regressar aos triunfos, depois das derrotas com o Moreirense (3-1), nas meias-finais da Taça da Liga, e com o Vitória de Setúbal (1-0), na última ronda.

Os "encarnados" jogam apenas no domingo, já sabendo o resultado do clássico, frente ao 17.º e penúltimo classificado da I Liga, que não vence há seis encontros na prova e tem os mesmos pontos do lanterna-vermelha, o Tondela, e está a dois da zona de manutenção.

Em casa, o Benfica tem sido claramente superior ao Nacional, que, em 17 jogos na Luz, apenas conseguiu três empates, o último dos quais em 2008/09, sendo que, desde então, o Benfica venceu sempre por pelo menos dois golos.

Atualmente na quarta posição, mas a poder chegar hoje ao terceiro lugar, o Sporting de Braga recebe na segunda-feira o Estoril-Praia, procurando deixar para trás uma má fase, com a derrota em casa com o vizinho Vitória de Guimarães (2-1) na última jornada e o desaire na final da Taça da Liga frente ao Moreirense (3-1).

Os "canarinhos" têm a pior série de resultados da presente edição do campeonato, com sete derrotas consecutivas, seis das quais após a chegada do treinador espanhol Pedro Gómez Carmona.

Na quinta posição, a três pontos do Sporting e a dois do Sporting de Braga, o Vitória de Guimarães abre a ronda na sexta-feira com uma visita ao Paços de Ferreira, 15.º classificado e que somou cinco derrotas e um empate nos últimos seis encontros no campeonato.

Na luta pela manutenção, o Tondela, 18.º e último classificado, vem de um motivador triunfo sobre o Desportivo de Chaves e visita no domingo o agora 'tranquilo' Belenenses, 12.º, procurando uma inédita segunda vitória consecutiva no campeonato.

Motivado pela vitória na Taça da Liga, o Moreirense (14.º), que hoje defronta o Feirense, em jogo da 19.ª jornada, procura pontuar para se afastar da zona de despromoção na visita ao Marítimo (sexto), que não perde há cinco encontros.

No sábado, o Desportivo de Chaves, oitavo, recebe o Boavista, nono, um encontro entre conjuntos "tranquilos", tal como a partida de domingo entre o Arouca (11.º) e Vitória de Setúbal (sétimo).

A ronda encerra na segunda-feira, com três encontros, um dos quais a receção do Feirense, atualmente no 13.º posto, cinco pontos acima da "linha de água", ao Rio Ave, 10.º.

Programa da 20.ª jornada:

- Sexta-feira, 03 fev:
Paços de Ferreira - Vitória de Guimarães, 20:30

- Sábado, 04 fev:
Desportivo de Chaves -- Boavista, 16:00
FC Porto -- Sporting, 20:30 (Sport TV)

- Domingo, 05 fev:
Arouca - Vitória de Setúbal, 16:00
Benfica -- Nacional, 18:00
Belenenses -- Tondela, 20:15

- Segunda-feira, 06 fev:
Marítimo -- Moreirense, 19:00
Feirense - Rio Ave, 21:00
Sporting de Braga - Estoril-Praia, 21:00

Lusa

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 28 cristãos no Egito
    1:03
  • PSD quer criar taxa sobre a Uber e Cabify
    1:21

    Economia

    O PSD quer criar uma taxa sobre a Uber e Cabify para regulamentar as plataformas de transporte. A proposta deu entrada esta sexta-feira, no Parlamento, e procura ser uma alternativa ao projeto lei do Governo para o setor.

  • Médico português a caminho de Mossul
    3:01

    País

    Um médico português vai partir para o Iraque, no final do mês, para integrar uma equipa dos Médicos Sem Fronteiras. Gustavo Carona vai para Mossul, uma cidade bastião dos jihadistas, que tem sido palco de uma violenta guerra entre o Daesh e as forças iraquianas.

  • Filho de Eduardo dos Santos gasta 500 mil euros em relógio

    Mundo

    Desta vez não é Isabel dos Santos que dá que falar, mas sim um outro filho do Presidente de Angola. Danilo dos Santos arrematou um relógio por 500 mil euros, num leilão em Cannes. O momento foi partilhado através de um vídeo no Instagram, no qual aparece o ator Will Smith a comentar que o jovem "parece demasiado novo para ter 500 mil euros".

  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC