sicnot

Perfil

Desporto

FC Porto recebe Sporting com os olhos na liderança do Benfica

Estádio do Dragão (Arquivo)

PAULO DUARTE / AP

O FC Porto pode chegar provisoriamente à liderança da I Liga portuguesa de futebol no sábado, no clássico com o Sporting da 20.ª jornada, na qual o líder Benfica procura regressar aos triunfos.

Depois de na última ronda ter reduzido para um ponto a distância para a liderança, o FC Porto recebe o Sporting, única equipa que o derrotou esta temporada no campeonato, na terceira jornada, por 2-1, em Alvalade.

Os "dragões" chegam a este encontro praticamente na máxima força, uma vez que apenas Rúben Neves, pouco utilizado, está lesionado, enquanto os 'leões' não poderão contar com William Carvalho, suspenso por um jogo.

Em estreia no FC Porto pode estar brasileiro Soares, único reforço de inverno do clube, enquanto no Sporting Francisco Geraldes e Daniel Podence, "resgatados" ao Moreirense, já podem ser utilizados.

Desde a chegada de Jorge Jesus a Alvalade, no início da época passada, o Sporting venceu sempre o FC Porto, em três encontros, e ganhou na última temporada no Dragão, onde não vencia para o campeonato desde 2006/07.

O FC Porto chega a este encontro após três vitórias consecutivas para o campeonato, que lhe permitiram reduzir a um ponto a distância para o Benfica, enquanto o Sporting regressou aos triunfos na última jornada, após três jogos sem vencer, mas pode entrar em campo na quarta posição, caso o Sporting de Braga vença hoje o encontro em atraso com o Rio Ave.

Ainda na liderança, após ter desperdiçado cinco pontos nas três rondas anteriores, o Benfica recebe o Nacional, procurando regressar aos triunfos, depois das derrotas com o Moreirense (3-1), nas meias-finais da Taça da Liga, e com o Vitória de Setúbal (1-0), na última ronda.

Os "encarnados" jogam apenas no domingo, já sabendo o resultado do clássico, frente ao 17.º e penúltimo classificado da I Liga, que não vence há seis encontros na prova e tem os mesmos pontos do lanterna-vermelha, o Tondela, e está a dois da zona de manutenção.

Em casa, o Benfica tem sido claramente superior ao Nacional, que, em 17 jogos na Luz, apenas conseguiu três empates, o último dos quais em 2008/09, sendo que, desde então, o Benfica venceu sempre por pelo menos dois golos.

Atualmente na quarta posição, mas a poder chegar hoje ao terceiro lugar, o Sporting de Braga recebe na segunda-feira o Estoril-Praia, procurando deixar para trás uma má fase, com a derrota em casa com o vizinho Vitória de Guimarães (2-1) na última jornada e o desaire na final da Taça da Liga frente ao Moreirense (3-1).

Os "canarinhos" têm a pior série de resultados da presente edição do campeonato, com sete derrotas consecutivas, seis das quais após a chegada do treinador espanhol Pedro Gómez Carmona.

Na quinta posição, a três pontos do Sporting e a dois do Sporting de Braga, o Vitória de Guimarães abre a ronda na sexta-feira com uma visita ao Paços de Ferreira, 15.º classificado e que somou cinco derrotas e um empate nos últimos seis encontros no campeonato.

Na luta pela manutenção, o Tondela, 18.º e último classificado, vem de um motivador triunfo sobre o Desportivo de Chaves e visita no domingo o agora 'tranquilo' Belenenses, 12.º, procurando uma inédita segunda vitória consecutiva no campeonato.

Motivado pela vitória na Taça da Liga, o Moreirense (14.º), que hoje defronta o Feirense, em jogo da 19.ª jornada, procura pontuar para se afastar da zona de despromoção na visita ao Marítimo (sexto), que não perde há cinco encontros.

No sábado, o Desportivo de Chaves, oitavo, recebe o Boavista, nono, um encontro entre conjuntos "tranquilos", tal como a partida de domingo entre o Arouca (11.º) e Vitória de Setúbal (sétimo).

A ronda encerra na segunda-feira, com três encontros, um dos quais a receção do Feirense, atualmente no 13.º posto, cinco pontos acima da "linha de água", ao Rio Ave, 10.º.

Programa da 20.ª jornada:

- Sexta-feira, 03 fev:
Paços de Ferreira - Vitória de Guimarães, 20:30

- Sábado, 04 fev:
Desportivo de Chaves -- Boavista, 16:00
FC Porto -- Sporting, 20:30 (Sport TV)

- Domingo, 05 fev:
Arouca - Vitória de Setúbal, 16:00
Benfica -- Nacional, 18:00
Belenenses -- Tondela, 20:15

- Segunda-feira, 06 fev:
Marítimo -- Moreirense, 19:00
Feirense - Rio Ave, 21:00
Sporting de Braga - Estoril-Praia, 21:00

Lusa

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03

    Mundo

    António Costa defendeu uma diplomacia pela paz. O primeiro-ministro português saiu em defesa da língua portuguesa e da presença do Brasil e da Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas. No discurso na Assembleia Geral da ONU, Costa salientou também o compromisso do país em relação ao multilateralismo e às questões ambientais.

  • Em Fátima só há escolas públicas no pré-escolar e 1.º ciclo
    2:48
  • "Só tive tempo de avisar o meu sogro e o meu marido e disse: corram!"
    2:17
  • Furacão Maria volta a ganhar força

    Mundo

    Apesar de ter perdido intensidade, após a passagem por Porto Rico, onde deixou um rasto de destruição, Maria voltou a ganhar força, é agora um furacão de categoria 3. Está a afetar a zona norte de Punta Cana, na República Dominicana com ventos que atingem os 90 km/há e move-se para o noroeste.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.