sicnot

Perfil

Desporto

Organização de Tóquio 2020 pede a clube de golfe que reveja politica sexista

© Toru Hanai / Reuters

A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 pediu esta quinta-feira ao clube de golfe escolhido para albergar a sede olímpica que reveja as suas regras no que respeita a aceitar as mulheres como membros de pleno direito.

Os responsáveis pela organização de Tóquio2020, após várias críticas recebidas, enviaram uma carta à direção do Kasumigaseki Country Club transmitindo a "preocupação" pela "desigualdade de géneros" no seu regulamento de admissão de sócios.

O Kasumigaseki, que é um dos clubes privados mais antigos e prestigiados do Japão, não permite às mulheres que se tornem parceiro de pleno direito nem jogar ao domingo.

A organização de Toquio2020 considera que "o clube tem instalações fantásticas para a realização de competições", mas considera que "as suas regras de acesso deviam mudar".

Os preparativos para os Jogos têm sido marcados por várias controvérsias, não só no que diz respeito ao seu financiamento como à construção de instalações, como o projeto do Estádio Olímpico, descartado após duplicação do orçamento inicial.

Lusa

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15