sicnot

Perfil

Desporto

Organização de Tóquio 2020 pede a clube de golfe que reveja politica sexista

© Toru Hanai / Reuters

A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 pediu esta quinta-feira ao clube de golfe escolhido para albergar a sede olímpica que reveja as suas regras no que respeita a aceitar as mulheres como membros de pleno direito.

Os responsáveis pela organização de Tóquio2020, após várias críticas recebidas, enviaram uma carta à direção do Kasumigaseki Country Club transmitindo a "preocupação" pela "desigualdade de géneros" no seu regulamento de admissão de sócios.

O Kasumigaseki, que é um dos clubes privados mais antigos e prestigiados do Japão, não permite às mulheres que se tornem parceiro de pleno direito nem jogar ao domingo.

A organização de Toquio2020 considera que "o clube tem instalações fantásticas para a realização de competições", mas considera que "as suas regras de acesso deviam mudar".

Os preparativos para os Jogos têm sido marcados por várias controvérsias, não só no que diz respeito ao seu financiamento como à construção de instalações, como o projeto do Estádio Olímpico, descartado após duplicação do orçamento inicial.

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas

    Mundo

    As mulheres heterossexuais têm menos orgasmos que as lésbicas ou bissexuais, ou mesmo que todos os homens hetero, homo ou bissexuais. O estudo que dá conta desta realidade revela também o que fazer para aumentar as hipóteses de uma mulher alcançar um orgasmo.

  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.