sicnot

Perfil

Desporto

Bolívia perde dois jogos de qualificação para o Mundial na secretaria

A Bolívia viu este domingo serem confimadas pela FIFA duas derrotas na 'secretaria', em jogos de qualificação para o Mundial2018 de futebol, por utilização irregular de um jogador.

Em novembro passado, a FIFA castigara a Bolívia em relação aos jogos disputados contra Peru e Chile, da zona de qualificação sul-americana, considerando que o jogador Nelson Cabrera não podia ter sido utilizado.

Cabrera, de 33 anos, nasceu no Paraguai e está na Bolívia desde 2013, tendo sido naturalizado há um ano. Foi uma vez internacional pelo Paraguai, pelo que teria de estar cinco anos noutro país para ser elegível para a seleção - ou seja, até 2018.

O Chile, com quem a Bolívia empatou em setembro (0-0), reclamou em outubro para a comissão de disciplina da FIFA, com o Peru, derrotado em campo por 2-0, a beneficiar da mesma argumentação.

Em novembro a Bolívia recorreu, com a comissão de recurso a confirmar agora o castigo, que custa aos bolivianos quatro pontos na qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo de 2018.

Com a perda desses pontos, a Bolívia cai para nono, com sete pontos apenas, e dificilmente chegará á zona de qualificação (quatro primeiros).

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.