sicnot

Perfil

Desporto

Bolívia perde dois jogos de qualificação para o Mundial na secretaria

A Bolívia viu este domingo serem confimadas pela FIFA duas derrotas na 'secretaria', em jogos de qualificação para o Mundial2018 de futebol, por utilização irregular de um jogador.

Em novembro passado, a FIFA castigara a Bolívia em relação aos jogos disputados contra Peru e Chile, da zona de qualificação sul-americana, considerando que o jogador Nelson Cabrera não podia ter sido utilizado.

Cabrera, de 33 anos, nasceu no Paraguai e está na Bolívia desde 2013, tendo sido naturalizado há um ano. Foi uma vez internacional pelo Paraguai, pelo que teria de estar cinco anos noutro país para ser elegível para a seleção - ou seja, até 2018.

O Chile, com quem a Bolívia empatou em setembro (0-0), reclamou em outubro para a comissão de disciplina da FIFA, com o Peru, derrotado em campo por 2-0, a beneficiar da mesma argumentação.

Em novembro a Bolívia recorreu, com a comissão de recurso a confirmar agora o castigo, que custa aos bolivianos quatro pontos na qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo de 2018.

Com a perda desses pontos, a Bolívia cai para nono, com sete pontos apenas, e dificilmente chegará á zona de qualificação (quatro primeiros).

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.