sicnot

Perfil

Desporto

Selecionador de Portugal Fernando Santos vence Prémios Panenka

O selecionador de futebol de Portugal, Fernando Santos, venceu hoje os Prémios Panenka, atribuídos pela revista desportiva espanhola Panenka, tendo recebido o 'Antonín do Ano'.

O êxito de Portugal no Euro2016, disputado em França, deu ao técnico luso a vitória, com o antigo futebolista espanhol Álvaro Domínguez a receber o 'Antonín de Honra' depois de terminar a carreira em dezembro de 2016 devido a problemas graves nas costas.

"É um orgulho para mim receber este prémio, mas não é meu. É de Portugal, é dos meus jogadores e de todos os que trabalharam comigo", disse Fernando Santos na gala de atribuição do galardão, que considera "diferente" dos outros e por isso "importante".

O selecionador, de 62 anos, destacou ainda a "capacidade de improvisar" dos técnicos portugueses e espanhóis como fator para o sucesso desportivo.

Já Álvaro Domínguez, de 27 anos, destacou a "nova vida" que começou depois de uma lesão grave nas costas o ter afastado dos relvados.

Na terceira edição dos premios, a Panenka destacou os adeptos do Osasuna como os melhores do ano em Espanha e o 'gesto do ano' o pedido dos colombianos do Atlético Nacional para a atribuição da Taça sul-americana à Chapecoense depois do desastre de aviação que matou quase toda a equipa brasileira.

Lusa


  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.