sicnot

Perfil

Desporto

Jovem de 14 anos é a "voadora" mais rápida do mundo

Kyra Poh

iFly Singapura

Kyra Poh foi eleita a mais rápida voadora do mundo, numa das maiores competições desportivas da modalidade, os Jogos de Vento. A navegar por entre ventos que podem ir até aos 230km/hora, a jovem de 14 anos salta, contorce-se, dança e flutua, dando a parecer que os movimentos são fáceis de executar.

"Tem de se usar todos os músculos para este desporto. Mesmo aqueles músculos que nunca pensaste que existiam vão começar a doer. Até os pulsos vão doer", disse a jovem de Singapura à BBC, em Espanha.

Cerca de 200 paraquedistas de interior competiram nos Jogos de Vento, realizados na Catalunha, durante o passado fim de semana. Kyra não foi apenas uma das poucas raparigas a participar, mas também uma das mais jovens.

Esta foi a primeira vez que a jovem competiu contra adultos, numa competição de grande escala.

Contudo, Kyra venceu a medalha de ouro na categoria rápida a solo, na qual tem de ser feita uma coreografia o mais rápido possível; e outra medalha de ouro na categoria de estilo livre, onde os concorrentes são avaliados pela sua coreografia e pela dificuldade dos seus movimentos.

Kyra disse que o facto de ser mais pequena e leve do que os outros não lhe deu uma vantagem. Muito pelo contrário, a jovem acredita que isso só tornou as coisas mais difíceis. "Muitas pessoas pensam que se és mais leve, és mais rápida. Eu não acho. Porque sendo pequena, tenho menos área de superfície corporal, de modo que consigo empurrar menos vento", disse a jovem.

Kyra venceu a medalha de ouro na categoria de juniores de estilo livre no Campeonato Mundial de Paraquedismo Interior, em outubro de 2016, na Polónia.

"Esqueço-me que estou a voar"

Kyra começou a praticar o desporto acidentalmente. Quando tinha 9 anos, a sua mãe foi contratada para criar anúncios para uma empresa de Singapura de paraquedismo interior, a iFly. Contudo, precisavam de uma criança para aparecer nos anúncios.

"A minha mãe pediu-me para experimentar. Eu disse que sim. Eu queria mesmo voar... e foi mesmo muito excitante. A primeira vez que saltei, estava nervosa. Mas hoje em dia, quando entro na arena, às vezes esqueço-me que estou a voar."

Kyra pratica três vezes por semana, depois das aulas, mas em tempo de competições, pratica com mais regularidade. Cada sessão de treino leva horas - estar constantemente a voar pode ser desgastante -, e a jovem só pode voar durante alguns minutos e depois tem de fazer uma pausa.

Kyra também faz sessões de alongamento para melhorar a sua flexibilidade. Ao contrário da maior parte das mulheres que fazem este desporto, a jovem não tem um passado de dança ou ginástica. Contudo, a rapariga tenta compensar de outras maneiras.

"Quando era mais pequena, costumava desenhar-me a voar sobre Singapura. Até queria ser uma astronauta, de modo a flutuar em gravidade zero. Não é suposto os humanos voarem, mas esse sempre foi o meu sonho. Agora posso voar numa arena, então estou muito feliz por ter encontrado este desporto."

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Novo vídeo do Daesh mostra crianças a treinar para matar
    3:35
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Trump propõe cortes orçamentais para pagar muro

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos está a propor cortes de milhões de dólares no orçamento para que os contribuintes norte-americanos, e não o México, paguem o muro a construir na fronteira entre os dois países.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.