sicnot

Perfil

Desporto

Liga prescinde de ação judicial contra gestão de Mário Figueiredo

O presidente da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional revelou esta terça-feira que os clubes optaram por não mover qualquer ação judicial à comissão executiva liderada por Mário Figueiredo, considerando "satisfatórias" as explicações dadas."

"Foram discutidas as questões colocadas aos membros da anterior Comissão Executiva, presidida por Mário Figueiredo, tendo sido decidido pelos clubes a importância de virar um ciclo e não avançar com qualquer tipo de ação judicial, depois de satisfeitos pelas justificações obtidas", justificou Mário Costa.

A reunião magna "aceitou as explicações apresentadas por membros da ex-Comissão Executiva presidida pelo Dr. Mário Figueiredo, no seguimento de uma deliberação da AG de 07 de outubro de 2016, dando por concluído o processo".

"Foi ainda votada e aprovada - pela maioria dos clubes - uma alteração nos estatutos e regulamentos gerais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional por forma a estar em sintonia com os próprios regulamentos e estatutos da Federação Portuguesa de Futebol", acrescentou, quanto à reunião magna que durou cerca de seis horas.

Quanto às alterações aos quadros competitivos, "ficou também decidido como é que se procederá à reintegração de um clube e/ou sociedade desportiva através de uma decisão judicial, tendo ficado estabelecido que haverá uma época de permeio, sendo a integração efetuada apenas na seguinte", esclareceu Mário Costa.

Neste caso, na época em que um clube é reintegrado na I Liga, subirá apenas o primeiro da II Liga, caso tenha sido um clube do segundo escalão o 'beneficiado' pela despromoção administrativa.

No caso do Gil Vicente, que deverá ser readmitido se transitar em julgado a decisão de um tribunal que o recolocou na I Liga, vão descer três equipas da I Liga, porque, na altura, foi o primodivisionário Belenenses a manter-se no primeiro escalão.Relativamente aos quadros competitivos, a época 2018/19, a Liga e a II Liga terão os mesmos 18 clubes, "tendo em conta a linha orientadora da Liga Portugal referente à sustentabilidade da prova", concluiu Mário Costa.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01