sicnot

Perfil

Desporto

Liga prescinde de ação judicial contra gestão de Mário Figueiredo

O presidente da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional revelou esta terça-feira que os clubes optaram por não mover qualquer ação judicial à comissão executiva liderada por Mário Figueiredo, considerando "satisfatórias" as explicações dadas."

"Foram discutidas as questões colocadas aos membros da anterior Comissão Executiva, presidida por Mário Figueiredo, tendo sido decidido pelos clubes a importância de virar um ciclo e não avançar com qualquer tipo de ação judicial, depois de satisfeitos pelas justificações obtidas", justificou Mário Costa.

A reunião magna "aceitou as explicações apresentadas por membros da ex-Comissão Executiva presidida pelo Dr. Mário Figueiredo, no seguimento de uma deliberação da AG de 07 de outubro de 2016, dando por concluído o processo".

"Foi ainda votada e aprovada - pela maioria dos clubes - uma alteração nos estatutos e regulamentos gerais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional por forma a estar em sintonia com os próprios regulamentos e estatutos da Federação Portuguesa de Futebol", acrescentou, quanto à reunião magna que durou cerca de seis horas.

Quanto às alterações aos quadros competitivos, "ficou também decidido como é que se procederá à reintegração de um clube e/ou sociedade desportiva através de uma decisão judicial, tendo ficado estabelecido que haverá uma época de permeio, sendo a integração efetuada apenas na seguinte", esclareceu Mário Costa.

Neste caso, na época em que um clube é reintegrado na I Liga, subirá apenas o primeiro da II Liga, caso tenha sido um clube do segundo escalão o 'beneficiado' pela despromoção administrativa.

No caso do Gil Vicente, que deverá ser readmitido se transitar em julgado a decisão de um tribunal que o recolocou na I Liga, vão descer três equipas da I Liga, porque, na altura, foi o primodivisionário Belenenses a manter-se no primeiro escalão.Relativamente aos quadros competitivos, a época 2018/19, a Liga e a II Liga terão os mesmos 18 clubes, "tendo em conta a linha orientadora da Liga Portugal referente à sustentabilidade da prova", concluiu Mário Costa.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.