sicnot

Perfil

Desporto

Futebolistas camaroneses condecorados após conquista da CAN

O presidente dos Camarões, Paul Biya, homenageou e condecorou esta quarta-feira a seleção do futebol do país pela conquista no domingo da Taça das Nações Africanas (CAN2017), em cuja final venceu o Egito, por 2-1.

"Vocês enfrentaram as melhores equipas, as mais aguerridas, e como vocês próprios disseram, colocaram-nas de 'molho'", começou por dizer o chefe de estado camaronês, dirigindo-se aos jogadores presentes na cerimónia no palácio presidencial.

Paul Biya enalteceu o "talento" dos jogadores, e aquilo a que designou de "bloco sólido como uma rocha", e entregou a cada um uma condecoração, uma medalha de cavaleiro da ordem, face à conquista da quinta CAN da história do país.

O presidente disse também aos jogadores ter vibrado com as vitórias da seleção, chegando ao ponto de dizer que os próximos adversários saibam que "os leões indomáveis estão de regresso".

Os Camarões, país organizador da edição de 2019 da CAN, conquistaram o troféu em 1984, 1988, 2000, 2002 e agora, em 2017.

O país com maiores vitórias no campeonato africano de seleções é o Egito, finalista vencido da edição deste ano (2-1), com sete triunfos, em 1957, 19591, 1986, 1998, 2006, 2008 e 2010.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.