sicnot

Perfil

Desporto

País de Gales recorre da multa da FIFA por uso de papoila em jogo

© Reuters Staff / Reuters

A Federação de Futebol do País de Gales (FAW) vai recorrer da multa aplicada pela FIFA por ter usado símbolos em homenagem aos soldados mortos na I Guerra Mundial, durante um jogo que disputou em novembro, anunciou esta sexta-feira o organismo.

A FAW foi multada em 18.750 euros por exibir uma coroa de flores e um mosaico de papoilas a comemorar o Dia do Armistício (que assinala o fim da I Guerra Mundial), no empate 1-1 contra a Sérvia, em Cardiff, de qualificação para o Mundial2018.

"Recebemos por escrito as justificações que levaram o Comité Disciplinar da FIFA a aplicar as sanções. Na sequência disso, já informámos a FIFA da intenção de recorrer", refere a FAW em comunicado.

Esta decisão da FAW surge após as federações inglesa de e escocesa terem anunciado a intenção de recorrerem do castigo da FIFA por também terem usado símbolos evocativos do Dia do Armistício.

Tal como a FAW, a FA e a SFA foram multadas após os jogadores ingleses e escoceses terem envergado braçadeiras negras com uma papoila vermelha durante os seus jogos de qualificação para o Mundial2018, em novembro de 2016, perto da data comemorativa do fim da I Guerra Mundial.

Os regulamentos impedem as equipas de usar símbolos políticos, religiosos ou comerciais durante os jogos e, refere a FIFA, tanto a Inglaterra como a Escócia foram alertados para o facto de poderem incorrer em sanções se o fizessem.

Em causa está o uso de uma papoila vermelha - um símbolo usado no Reino Unido em homenagem aos soldados mortos e feridos durante a I Guerra Mundial - no equipamento durante os jogos das seleções de Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Lusa

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51