sicnot

Perfil

Desporto

País de Gales recorre da multa da FIFA por uso de papoila em jogo

© Reuters Staff / Reuters

A Federação de Futebol do País de Gales (FAW) vai recorrer da multa aplicada pela FIFA por ter usado símbolos em homenagem aos soldados mortos na I Guerra Mundial, durante um jogo que disputou em novembro, anunciou esta sexta-feira o organismo.

A FAW foi multada em 18.750 euros por exibir uma coroa de flores e um mosaico de papoilas a comemorar o Dia do Armistício (que assinala o fim da I Guerra Mundial), no empate 1-1 contra a Sérvia, em Cardiff, de qualificação para o Mundial2018.

"Recebemos por escrito as justificações que levaram o Comité Disciplinar da FIFA a aplicar as sanções. Na sequência disso, já informámos a FIFA da intenção de recorrer", refere a FAW em comunicado.

Esta decisão da FAW surge após as federações inglesa de e escocesa terem anunciado a intenção de recorrerem do castigo da FIFA por também terem usado símbolos evocativos do Dia do Armistício.

Tal como a FAW, a FA e a SFA foram multadas após os jogadores ingleses e escoceses terem envergado braçadeiras negras com uma papoila vermelha durante os seus jogos de qualificação para o Mundial2018, em novembro de 2016, perto da data comemorativa do fim da I Guerra Mundial.

Os regulamentos impedem as equipas de usar símbolos políticos, religiosos ou comerciais durante os jogos e, refere a FIFA, tanto a Inglaterra como a Escócia foram alertados para o facto de poderem incorrer em sanções se o fizessem.

Em causa está o uso de uma papoila vermelha - um símbolo usado no Reino Unido em homenagem aos soldados mortos e feridos durante a I Guerra Mundial - no equipamento durante os jogos das seleções de Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Lusa

  • Arderam mais duas casas em Mação

    País

    O presidente da Câmara de Mação, distrito de Santarém, disse esta quarta-feira que durante a tarde arderam duas casas em aldeias do concelho e que as chamas que lavram desde domingo estão longe de estar controladas.

  • "Nos últimos 14 anos alertámos que este dia iria voltar"
    3:50

    País

    O vice-presidente da Câmara de Mação diz que se sente humilhado com o recurso a meios espanhóis para o combate ao fogo no concelho. Em entrevista à SIC, António Louro, que é também engenheiro florestal, critica os vários governos e afirma que nada disto teria acontecido se tivessem ouvido os apelos desesperados da autarquia depois do incêndio que, em 2003, destruiu grande parte do concelho.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14