sicnot

Perfil

Desporto

Boicote aos vinhos e restaurantes de Ernie Els por ter jogado golfe com Trump

Wong Maye-E

Centenas de sul-africanos usaram esta terça-feira redes sociais e canais de televisão para apelarem ao boicote aos vinhos de Ernie Els, depois de o golfista ter jogado uma partida de golfe com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Muitas mensagens manifestam desilusão por Els, vencedor de quatro 'majors', ter disputado uma partida com Donald Trump no sábado, na Florida, juntamente com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

A grande maioria acusou Ernie Els de legitimar "o racismo, a 'islamofobia' e a misoginia de Trump", pelo que apelou ao boicote aos vinhos produzidos pelo golfista, bem como à cadeia de restaurantes The Big Easy, como é apelidado nos campos.

Trump, Els e Shinzo Abe foram fotografados no Trump National Golf Club, na Florida, no âmbito de uma visita do dirigente japonês, a convite da Casa Branca.

Na sua página oficial na internet, Ernie Els refere-se a Donald Trump como "um patrocinador e amigo" das suas iniciativas desportivas e sociais, descrevendo o presidente dos Estados Unidos como "o homem de negócios mais conhecido do mundo" e um "ícone de Nova Iorque".

Além de continuar a disputar torneios dos circuitos profissionais, Ernie Els, de 47 anos, promove em todo o mundo a prática do golfe e patrocina vários projetos de beneficência para ajudar pessoas com autismo, um problema diagnosticado ao seu filho.

Com Lusa

  • Boicote à Uber nos EUA após protesto de taxistas contra Trump

    Mundo

    Milhares de pessoas nos EUA manifestaram-se no sábado passado contra o diploma anti-imigração de Donald Trump. Um dos protestos com maior impacto teve lugar em vários aeroportos do país. Em Nova Iorque, uma associação de taxistas apelou a um boicote no Aeroporto Internacional John F. Kennedy. Durante uma hora, ao final da tarde, os taxistas suspenderam os serviços para este aeroporto. A Uber assumiu, no entanto, uma postura distinta. A empresa anunciou uma descida de preços, o que foi visto como um boicote ao protesto e são muitos os que decidiram desativar a aplicação da Uber.

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira