sicnot

Perfil

Desporto

Jovens iranianas disfarçadas de rapaz impedidas de entrar em estádio em Teerão

© Caren Firouz / Reuters

Oito raparigas iranianas que se disfarçaram de rapaz para poderem assistir a um jogo de futebol, apesar da proibição oficial, foram impedidas de entrar no estádio de Teerão, anunciou esta terça-feira um responsável iraniano citado pela agência Tasnim.

"Oito raparigas vestidas de rapaz queriam entrar no domingo no estádio Azadi", no sudoeste da capital iraniana, "para assistir ao 'derby' entre Esteghlal e Persépolis, mas os agentes de segurança identificaram-nas e impediram-nas de entrar", declarou Alireza Adeli, diretor das questões de segurança do Ministério do Interior.

Esteghlal e Persépolis são as duas mais antigas e célebres equipas de futebol do país.

No Irão, o acesso aos estádios de futebol é proibido às mulheres desde a Revolução Islâmica de 1979, oficialmente para as proteger de comportamentos e comentários obscenos dos adeptos masculinos.

O Governo do Presidente Hassan Rohani, um moderado, tem manifestado vontade de aligeirar estas restrições para alguns desportos.

Exemplo disso é que as mulheres puderam recentemente assistir, numa zona reservada, a jogos de basquetebol e voleibol.

Adeli referiu que a ocorrência de situações como esta não é nova, e que já "houve, noutras ocasiões, raparigas que tentaram entrar no estádio para ver jogos de futebol", acrescentando que continua proibida a entrada de mulheres em estádios de futebol devido à sobrelotação das bancadas e a "condições inadequadas".

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC