sicnot

Perfil

Desporto

Jovens iranianas disfarçadas de rapaz impedidas de entrar em estádio em Teerão

© Caren Firouz / Reuters

Oito raparigas iranianas que se disfarçaram de rapaz para poderem assistir a um jogo de futebol, apesar da proibição oficial, foram impedidas de entrar no estádio de Teerão, anunciou esta terça-feira um responsável iraniano citado pela agência Tasnim.

"Oito raparigas vestidas de rapaz queriam entrar no domingo no estádio Azadi", no sudoeste da capital iraniana, "para assistir ao 'derby' entre Esteghlal e Persépolis, mas os agentes de segurança identificaram-nas e impediram-nas de entrar", declarou Alireza Adeli, diretor das questões de segurança do Ministério do Interior.

Esteghlal e Persépolis são as duas mais antigas e célebres equipas de futebol do país.

No Irão, o acesso aos estádios de futebol é proibido às mulheres desde a Revolução Islâmica de 1979, oficialmente para as proteger de comportamentos e comentários obscenos dos adeptos masculinos.

O Governo do Presidente Hassan Rohani, um moderado, tem manifestado vontade de aligeirar estas restrições para alguns desportos.

Exemplo disso é que as mulheres puderam recentemente assistir, numa zona reservada, a jogos de basquetebol e voleibol.

Adeli referiu que a ocorrência de situações como esta não é nova, e que já "houve, noutras ocasiões, raparigas que tentaram entrar no estádio para ver jogos de futebol", acrescentando que continua proibida a entrada de mulheres em estádios de futebol devido à sobrelotação das bancadas e a "condições inadequadas".

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Samsung vai vender modelos reparados do Galaxy Note 7

    Economia

    A Samsung Electronics anunciou hoje que vai vender e alugar telemóveis reparados do modelo Galaxy Note 7 depois de no ano passado a empresa ter decidido suspender a respetiva produção devido a incêndios nas baterrias de íon-lítio.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.