sicnot

Perfil

Desporto

Ricardo Carvalho assina pelo Shanghai SIPG de Villas-Boas

O defesa internacional português Ricardo Carvalho, de 38 anos, assinou contrato por um ano com o Shanghai SIPG, treinado pelo português André Villas-Boas, noticiou esta quarta-feira a agência noticiosa chinesa Xinhua.

O anúncio da transferência, que já estava decidida desde janeiro, foi adiado devido às restrições introduzidas pela Associação Chinesa de futebol, que impôs uma redução de quatro para três do número de jogadores estrangeiros permitidos em campo por equipa.

As regras entram em vigor a partir da próxima época, que na China se inicia em março.

Os clubes chineses têm batido sucessivos recordes em gastos com estrelas internacionais - no total, as 16 equipas que disputam a Superliga chinesa investiram, em 2016, mais de 460 milhões de euros na contratação de jogadores estrangeiros, cerca de três vezes o montante gasto no ano anterior.

Na sequência da alteração das regras, vários clubes chineses de futebol cancelaram a contratação ou deixaram sair jogadores estrangeiros.

Sem clube desde agosto, depois de se desvincular dos franceses do Mónaco, Ricardo Carvalho 'fechou' o número de jogadores estrangeiros permitidos por clube na liga chinesa, juntando-se aos brasileiros Hulk, antigo jogador do FC Porto, Óscar e Elkeson e ao uzbeque Akhmedov.

O Shanghai SIPG protagonizou algumas das contratações mais caras na liga chinesa. Na época passada, contratou Hulk aos russos do Zenit por 55 milhões de euros e neste defeso foi 'resgatar' Óscar do Chelsea por 61 milhões de euros.

Formado no FC Porto, Ricardo Carvalho começou a 'aventura' no estrangeiro em 2004, depois de ter conquistado a Liga dos Campeões pelos portistas, sob o comando de José Mourinho.

O defesa-central acompanhou o técnico português para o Chelsea, clube que representou até 2010, ano em que deixou os londrinos para assinar pelo Real Madrid, acompanhando novamente Mourinho.

Em 2013, deixou os madrilenos para assinar pelo Mónaco, clube atualmente treinado por Leonardo Jardim.

Ricardo Carvalho estava sem clube desde o final da última época, o que não o impediu de ser um dos jogadores que, sob as ordens de Fernando Santos, ajudou Portugal a sagrar-se campeão da Europa.

Segunda maior economia mundial, a seguir aos Estados Unidos, a China figura em 82.º no 'ranking' da FIFA, atrás de muitas pequenas nações em vias de desenvolvimento.

O presidente chinês, Xi Jinping, descrito como um grande adepto do futebol, já assumiu o desejo de converter a China numa potência da modalidade.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Opinião

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Pj ainda não fez detenções relacionadas com atropelamento de adepto italiano
    1:52

    Desporto

    As autoridades policiais confirmaram à SIC que o atropelamento que fez este sábado uma vítima mortal, junto ao Estádio da Luz, não terá sido acidental. A Policia Judiciária já saberá quem foi o autor do atropelamento. O homem faria parte do grupo de adeptos do Benfica, que se envolveram em confrontos com adeptos do Sporting.