sicnot

Perfil

Desporto

Federação russa vai excluir atletas que não devolvam medalhas olímpicas

© Sergio Moraes / Reuters

A federação russa de atletismo anunciou que vai excluir os atletas que se recusem a devolver as medalhas olímpicas que lhes foram retiradas na sequência de casos de doping.

Muitos atletas russos recusaram devolver as respetivas medalhas, depois de terem sido desqualificados dos Jogos Olímpicos de Pequim2008 e Londres2012, no âmbito do programa de reanálises do Comité Olímpico Internacional (COI).

A federação russa, que foi suspensa das competições internacionais face ao escândalo que "atingiu" os seus desportistas, diz agora que os atletas que não devolvam as medalhas "não têm o direito de competir" em eventos do organismo.

A federação diz também que esses atletas não serão elegíveis para as equipas nacionais, nem entrarão nos programas de controlo antidoping, que lhes permitiriam competir internacionalmente na condição de neutros.

Esta medida não têm um efeito direto na maioria dos casos, visto que esses atletas, desqualificados dos seus resultados olímpicos, enfrentam já suspensões de dois anos, mas poderá afetar atletas que integravam estafetas cujos companheiros tiveram resultados adulterados.

Lusa

  • "Foi o momento mais difícil da minha vida", disse a ministra emocionada
    3:24
  • A fábrica de caças na base aérea de Monte Real
    3:35

    País

    A Força Aérea portuguesa é a única força militar, para além da norte-americana, que pode mexer em praticamente todo o motor de um caça F-16. Na base aérea de Monte Real há uma fábrica de caças que pode levar o país a comprar mais aviões às peças, para revender a outras forças militares.

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25
  • Fui contactado por um espectador do “Contas-Poupança” (quartas-feiras, Jornal da Noite, SIC) e leitor do blogue www.contaspoupanca.pt, que foi surpreendido com uma carta do banco a aumentar o spread porque um dos serviços que tinha subscrito tinha sido extinguido. Neste caso específico, a domiciliação de ordenado. Ora, o cliente ficou estupefacto porque não mudou de empresa, não foi despedido nem tinha havido nenhuma alteração no recebimento do ordenado naquela conta.

    Pedro Andersson

  • NotPetya: Lourenço Medeiros explica o novo ciberataque global
    2:44

    Mundo

    A Ucrânia está a ser seriamente afetada por um novo ataque informático. Algumas empresas de grande dimensão estão a ser prejudicadas, agravando a dimensão global do ataque, o qual não parece ser dirigido a ninguém em concreto. Ontem, nas primeiras horas do ataque, não parava de crescer o número de vítimas.

  • Temer acusado de prejudicar Polícia Federal
    2:36
  • Trump interrompe telefonema para elogiar jornalista

    Mundo

    A jornalista irlandesa Caitriona Perry viu-se esta terça-feira envolvida num momento que a própria classificou de "bizarro": um encontro inesperado com Donald Trump, que interrompeu um telefonema com o primeiro-ministro irlandês para... a elogiar.

    SIC

  • Caricaturas de Trump invadem capital do Irão

    Mundo

    O Irão está a organizar um concurso internacional de caricaturas do Presidente norte-americano Donald Trump. Pelas ruas de Teerão já vão surgindo algumas imagens alusivas ao festival que vai realizar-se no próximo mês de julho.